Sabonete em pó, xampu sólido: produtos de beleza sem água são a bola da vez
Não é novidade que a natureza pede socorro, muito menos que enfrentamos sérios problemas de abastecimento e manutenção dos recursos hídricos. A preocupação com o meio ambiente e o interesse dos mais jovens em consumir produtos descomplicados impulsionou a tendência chamada waterless beauty ou beleza sem água, em tradução livre. Trata-se de uma geração de produtos com pouca ou nenhuma água na formulação, bem como processos mais sustentáveis de desenvolvimento e embalagens. São barras, pós e bastões com alta performance para cuidar de pele e cabelo sem deixar de lado a sustentabilidade.
"Estudos mostram que, nos próximos anos, o mercado de beleza terá um portfólio maior de produtos sólidos. A necessidade de conservar lençóis freáticos, rios e mares é cada vez mais importante na cadeia produtiva de cosméticos — e um dos maiores desafios da indústria de skincare, por exemplo", pontua a farmacêutica e cosmetóloga Karina Soeiro, de São Paulo. O bureau de tendências Mintel, por exemplo, já apontou este como um dos mercados em franca expansão até 2025.
As vantagens da beleza sem água
Quando falamos em waterless beauty, estamos englobando essencialmente três pilares: economia de água no preparo e na fórmula, alternativas eco-friendly de embalagens e, finalmente, ingredientes pouco diluídos — e, portanto, mais potentes e com menores chances de contaminação.
"A pegada hídrica escondida no consumo de um produto é um ponto muito importante", pontua Patricia Lima, fundadora da Simple Organic, que enxerga como um desdobramento do interesse pela beleza limpa. A história ganha corpo principalmente pela participação da geração Z, que encara o ato da compra com mais propósito e se interessa pela transparência dos processos da cadeia produtiva.
Exatamente por isso, ao que parece, é muito mais do que uma onda passageira ou tendência efêmera: são novos hábitos de consumo se desenhando. "A apresentação de um formato diferente de produto, como é o caso dos xampus e cosméticos em barra, faz com que as pessoas entendam que é possível reduzir o volume de embalagens e o uso da água sem perder em performance", diz.
Alta concentração para a pele
Mas as vantagens também se aplicam à eficácia? Em boa parte dos casos, sim. A pele se beneficia da diminuição de água na composição dos cosméticos — sem ela, o produto está menos suscetível à proliferação de bactérias e alguns conservantes se tornam dispensáveis.
"Como tais substâncias podem ser alergênicas, o cosmético waterless é, portanto, mais suave, uma vez que apresenta menor potencial irritativo para a pele. Além disso, frequentemente são formulados com ativos de origem natural", fala o dermatologista Alberto Cordeiro, da Clínica Horaios, em São Paulo."Vale dizer que a aplicação pede menor quantidade já que são mais concentrados", pontua.
Se antes os sticks e pós ficavam na gôndola de maquiagem, agora eles também protagonizam a prateleira de skincare. No mercado, já é possível encontrar hidratantes, máscaras faciais e desodorantes em bastão, por exemplo. Esfoliantes e sabonetes vêm em pó: basta diluir na água que já seria usada no enxágue. A quantidade investida muda a textura e o sensorial.
Bons resultados no cabelo
A água representa 80% do volume de um xampu líquido tradicional. E este produto, por sua vez, é usado... No chuveiro, com mais água. Faz sentido otimizar essa conta. Outro ponto é que barras podem ser embaladas com papel, já loções precisam de embalagens de vidro ou plástico. Enquanto fora do Brasil existem até condicionadores em pó, por aqui já dá para experimentar versões sólidas.
"O conceito tem propósito e, na maioria das vezes, as fórmulas levam ingredientes orgânicos. Dessa forma, tratam os fios sem agredir o couro cabeludo, por exemplo. O único ponto de atenção é que a consumidora deve escolher conforme o tipo do cabelo ou necessidades, pois também são diferentes entre si", afirma cabeleireiro Ronan Gedeoni, do salão 1838, em São Paulo.
O uso é simples. Basta umedecer as barras e esfregá-las diretamente no couro cabeludo, comprimento e pontas. Para que não amoleçam, divida em pedaços menores e mantenha em superfícies arejadas entre os usos.
Para experimentar já
Active Nourishing Stick Mask, Kiko Milano, R$ 89,90
Máscara para o rosto em bastão com ação nutritiva. É formulada com argila vermelha, ingrediente interessante para quem tem pele sensível, uma vez que possui propriedades calmantes e cicatrizantes. A promessa é de que o stick dura 15 aplicações.
Esfoliante Facial em Pó Romã e Amêndoa L'Occitane en Provence, R$ 179
Pó esfoliante que se transforma em mousse quando entra em contato com a água. Contém enzimas esfoliantes de frutas e alfa-hidroxiácidos (AHAs) para remover suavemente as células mortas ou impurezas.
Xampu e condicionador Nutritivo em Barra (amarelo), Lola Cosmeticos, R$ 36,90, cada um
Contém hemisqualane vegetal, que nutre e restaura a densidade dos fios; complexo proteico, responsável por fortalecer a fibra; e óleo de amêndoas doces, que repara, nutre e dá brilho aos fios. Aplique o xampu na raiz e o condicionador apenas no comprimento e pontas.
Sabonete facial em Pó, Orla Skincare, R$ 69,90
Limpeza profunda, pele macia, sem oleosidade, poros desobstruídos. Se misturado com poucas gotas de água, vira um esfoliante. Quanto mais diluído, mais leve. Recomenda-se uso diário em peles oleosas. Quem sofre com ressecamento deve revezar as aplicações ao longo da semana.
Balm de Olhos, Simple Organic, R$ 135
Formulado com ácido hialurônico, o Balm de Olhos combina alto desempenho com ativos naturais. Em formato de bastão, é perfeito para atenuar linhas de expressão, suavizar olheiras e hidratar a região sensível dos olhos.
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