9 em cada 10 mulheres na menopausa têm a saúde mental afetada, diz estudo
É comum associar a menopausa a sintomas como ondas de calor e suor excessivo. Mas um novo estudo publicado na Inglaterra mostra que questões envolvendo a saúde mental das mulheres também são recorrentes e, por isso, é preciso dar mais atenção para mudanças de humor e outras alterações nesse período, além dos sintomas físicos.
Segundo a pesquisa, desenvolvida pela clínica Newson Health, a maior da área de todo o Reino Unido, nove em cada dez mulheres entrevistadas dizem sofrer com algum tipo de transtorno mental, como ansiedade e depressão. O levantamento foi divulgado neste sábado (12) pelo jornal britânico "The Independent".
Segundo a médica Louise Newson, uma das diretoras da clínica que publicou a pesquisa, são diversos os casos em que os sintomas psicológicos chegam a ser incapacitantes. "Muitas vezes, são os que impedem as mulheres de trabalhar e produzir e as levam a abandonar o emprego", disse ao "The Independent".
"Todo mundo pensa em ondas de calor e suores quando se fala em menopausa. Mas o poder dos hormônios no cérebro feminino é muito grande e, infelizmente, é negligenciado", afirmou Newson.
Outra especialista da clínica, a médica Rebecca Smith também falou sobre o resultado da pesquisa ao jornal. "Isso [os transtornos mentais relacionados à menopausa] realmente derruba as mulheres. É um produto da sociedade, a menopausa foi deixada de lado. É um fenômeno normal e natural, mas só nos últimos anos descobrimos como os sintomas podem ser variados", afirmou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.