O tênis de salto alto está de volta. Você vai aderir à moda?
Há exatos 10 anos, um dos tênis mais polêmicos da história chegava ao mundo. Em 2011, quando a designer francesa Isabel Marant lançou um sneaker com pegada retrô, de camurça e tiras de velcro, ela não imaginava que a peça faria tanto sucesso.
Para muita gente, a fama do sneaker de Marant se deve à combinação do conforto de um tênis com a elegância de um salto alto. Logo a peça caiu no gosto popular e milhares de réplicas do tênis foram criadas. Quem era adolescente em 2011 deve se lembrar: o modelo de Marant estava por toda parte.
Com o tempo, porém, a peça caiu em desuso. Tem muita gente que até se arrependeu de ter usado o modelo. O que antes fazia parte do guarda-roupa de qualquer fashionista virou "démodé", "too over", brega. Mas se você entende um pouco de moda já reparou que ela é cíclica e: tudo que vai, volta.
Pois bem, em junho de 2021 recebemos a notícia de que Isabel Marant vai lançar uma nova coleção de seus sneakers polêmicos. Agora, 10 centímetros mais altos e com o nome de Bekett. E aí, nessa briga de gigantes, de que lado você está?
Se Beyoncé usou, quem somos nós para julgar...
Os tênis de salto alto de Isabel Marant estouraram depois que Beyoncé vestiu a peça na gravação do clipe de "Love on Top". Quase ninguém reparou no body preto, no quepe de policial e na meia-calça arrastão que a diva pop usou na filmagem: o foco estava nos pés.
Depois de Beyoncé, não demorou para que outras famosas aderissem à moda: Rihanna, Marion Cotillard, Kendall Jenner, Gisele Bundchen. Naquela época, ter um tênis de salto alto era quase obrigação de quem gostava de moda e seguia as tendências fashion.
Você está preparada para esse comeback?
Tal como aconteceu com os óculos juliet, parece que estamos vivendo de "revivals". Para a especialista Marina Santa Helena, a moda adora olhar para o passado, e cada vez para um passado mais recente: "Se antes estávamos aderindo a peças dos anos 60 para compor nosso visual, e depois passamos a usar peças dos anos 90, agora é a vez dos anos 2000".
Em sua coleção de "comeback", Isabel Marant, além de oferecer 10 centímetros a mais de salto alto, também disponibilizou cinco cores diferentes do modelo: preto, branco, vermelho, verde e amarelo, com variações de texturas e modelagem. Quem quiser um original, prepare-se para pagar cerca de R$ 4 mil na peça (US$ 770).
"Eu nunca quis parar de usar o tênis. Para mim, as coisas mais confortáveis são aquelas que você usa o tempo todo e das quais nunca se cansa" - Isabel Marant
Quem é de verdade, sabe quem é de mentira
Se a moda vai pegar novamente, aí já é outra questão, mas que ela está dando o que falar, disso não temos dúvidas. Um ponto precisa ser levado em consideração para saber se esse "revival" cairá nos pés da garotada novamente — e fazer sucesso entre os jovens da Geração Z (nascidos depois de 1996) — o tênis de Marant precisa ser adotado pelas blogueirinhas de moda.
E olha que é difícil entender o que essa galera gosta. Em um tuíte que viralizou recentemente, usuários da rede social discutem quais são as atitudes dos millennials (pessoas que nasceram entre 1981 e 1996) que eles consideram cringe (algo vergonhoso). Usar sapatilha e calça skinny está na lista.
Bom, se nem a sapatilha conseguiu passar no crivo dos jovens da internet, será que o Bekett tem chances?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.