Faustão: 7 famosas que falaram de racismo, política e amor LGBT no programa
Após 32 anos à frente do "Domingão do Faustão" na Globo, Fausto Silva deixou o programa. O apresentador Tiago Leifert o substituirá, temporariamente, a partir deste domingo (20). Nessas três décadas, Faustão já deixou convidados em saia-justa e fez comentários polêmicos, mas seu programa também deu espaço para muitas mulheres passarem recados importantes em rede nacional.
Atrizes, apresentadoras, jornalistas e cantoras que passaram pelo palco de Faustão deram recados marcantes para nós, inclusive rebatendo o apresentador sobre temas mais polêmicos — e Universa separou sete vezes que o Brasil aprendeu muito com elas sobre ser mulher, maternidade, racismo e diversidade.
Mulheres com discursos poderosos na TV
- Juliette e o peso de "ser perfeita" após o reality
Estão dizendo 'você é muito forte'... Eu não sou metade, não sou 1% do que minha mãe é. Ela conseguiu passar por tudo de mais difícil que uma mulher, nordestina, analfabeta, passou. E ela passou por tudo isso com um coração generoso e acreditando que ia dar certo, acreditando no melhor.
- Maju Coutinho falou sobre racismo
Depois de ganhar o prêmio Melhores do Ano de 2019, pela atuação no "Jornal Hoje", a jornalista Maju Coutinho falou no programa sobre o enfrentamento dos ataques racistas que sofreu pela internet quando assumiu o posto na TV.
"Quando a gente vira uma pessoa pública, a gente tem que estar blindado pra isso. A gente é muito atacado porque está na mídia. Tem o pessoal que me adora e o que pode me odiar. Acima de tudo tem de ter respeito e a lei... Aquele que tem atitude criminosa, a gente aciona a lei e está tudo certo", ponderou, falando sobre os mecanismos que criminalizam racismo e injúria racial.
- Ludmilla falou de LGBTfobia e namoro com Brunna Gonçalves
- Regina Casé: recado sobre construir pontes e admiração por filha
Em um "Arquivo Confidencial", no ano passado, a atriz e apresentadora Regina Casé fez discurso sobre como Lurdes, sua personagem na novela "Amor de mãe" era uma oportunidade de construir pontes e diálogos pelo afeto. "Tudo é contra o amor hoje em dia, contra a compreensão, contra ouvir o outro... E a Lurdes tá me dando a chance de ser a mensageira desse amor que eu acredito que tem dentro da gente. O momento não é de levantar muros, é de criar pontes.
A famosa aproveitou também para elogiar a filha, Benedita Casé, e como a herdeira, que tem deficiência auditiva, se tornou um exemplo de mãe e mulher para ela.
Minha filha me ensinou a ser mãe e a ser mulher. E ela já é uma mãe muito melhor que eu.
- Marieta Severo, política e desigualdade social
Em 2015, Faustão criticou o contexto social do Brasil em conversa com a atriz Marieta Severo. Na ocasião, ele disse que o país era o "da corrupção", "da desesperança". A atriz se posicionou rebatendo a fala de Faustão.
"Acho que o país caminhou muito nos últimos anos. Acho que temos uma crise, sim, mas, para mim, uma coisa muito importante que se chama 'inclusão social', a chamada luta contra a desigualdade. É claro que precisamos estar com uma economia equilibrada. Mas a gente teve muito isso nos últimos anos. É um ponto que fala de maneira muito determinante", disse a atriz.
- Bruna Linzmeyer falou sobre amor lésbico
Faustão recebeu a atriz Bruna Linzmeyer no palco do Domingão em 2017 e falou sobre a importância de ela e outras mulheres famosas levantarem a bandeira da visibilidade lésbica. "Assim como a Daniela Mercury ou a Fernanda Gentil, quando vocês tomam essa decisão num meio em que a exposição é muito forte, mostram personalidade, ainda mais numa sociedade hipócrita e preconceituosa", pontuou o apresentador.
Bruna afirmou que o relacionamento à época aconteceu porque ela seguiu "muito o coração". "Um dia me apaixonei por uma pessoa e ela era uma mulher. A gente tem que estar aberto para seguir nosso coração e entender de onde vem nosso desejo".
- Ivete Sangalo sobre criação de filhos
Figura carimbada no palco do Domingão do Faustão, a cantora Ivete Sangalo comentou sobre como cria os filhos, Marcelo, e as gêmeas Marina e Helena com igualdade dentro de casa. O papo foi em 2019.
"Todos nós temos uma igualdade em casa. A gente procura semear para eles o que de fato tem que ser. O papel do homem e o papel da mulher são idênticos. E apesar das diferenças de temperamento do pai e da mãe, fazemos tudo de acordo, com eles, inclusive. Porque, embora muito pequenininhos, eles são indivíduos."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.