Topo

Aluno queer tem microfone desligado em discurso de formatura nos EUA; veja

Bryce Dershem, orador da formatura que teve discurso interrompido ao falar sobre ser aluno LGBTQIA+ nos EUA - Reprodução/YouTube
Bryce Dershem, orador da formatura que teve discurso interrompido ao falar sobre ser aluno LGBTQIA+ nos EUA Imagem: Reprodução/YouTube

De Universa, em São Paulo

30/06/2021 12h00Atualizada em 01/07/2021 15h08

Bryce Dershem, estudante de 18 anos que se assumiu queer teve o microfone cortado na semana passada durante seu discurso de formatura na escola Eastern Regional High School, de ensino médio de Nova Jersey (EUA).

"Depois que me tornei um calouro queer, me senti tão sozinho. Não sabia a quem pedir apoio", disse Dershem antes que o seu microfone fosse cortado pelo diretor. Depois, ele ainda pega de Dershem os papeis com o texto que seria lido. O público pede que o discurso continue.

Alguns instantes depois, outro funcionário entregou um microfone para que Dershem prosseguisse com o discurso. Seu pai, Michael, registrou toda a cena em um vídeo divulgado nas redes sociais (veja o vídeo abaixo).

"Eu sou um lutador e hoje sou um sobrevivente. Estou tão orgulhoso de estar aqui hoje", diz Dershem, que encerra o discurso pedindo que os estudantes da turma de 2021 acreditem neles mesmos. "Cada um de vocês é suficiente. Cada um de vocês pode e vai mudar este mundo."

Ao participar do programa "Good Morning America", Dreshem disse que ficou "em choque" com a atitude do diretor. "Ele subiu ao palco e pegou o discurso no qual eu trabalhei tanto e amassou na frente de um público de 2.000 pessoas, na frente da minha classe. E ele me disse que eu deveria ler o discurso que ele praticamente escreveu para mim ou que eu não deveria ler mais nada", completou.

Em um comunicado enviado à rede NBC, o superintendente do Distrito Escolar Regional do Condado de Eastern Camden, Robert Clautier, disse que "todos os anos, todos os alunos oradores são auxiliados na formulação do discurso, e todos os discursos dos alunos - que são acordados e aprovados com antecedência - são mantidos na pasta no pódio para que o diretor conduza a cerimônia de formatura". A escola não se manifestou.

No fim de semana, o governador de Nova Jersey, Phil Murphy, compartilhou uma mensagem de apoio a Dreshem.

"Para Bryce Dershem - estou muito orgulhoso de você por falar a verdade ao poder e por sua resiliência e coragem. A todos os nossos jovens LGBTQIA + você pertence, é amado e continuaremos a lutar ao seu lado pela igualdade, inclusão e respeito ", disse Murphy.