Pinterest anuncia política para proibir anúncios sobre perda de peso
Nesta quinta-feira (1), entram em vigor as novas políticas de anúncios do Pinterest. A partir de agora estão proibidos todas as propagandas com linguagem e imagens sobre perda de peso. A mudança nas regras foi desenvolvida sob orientação e aconselhamento da Associação Nacional de Transtornos Alimentares (NEDA) dos Estados Unidos.
Atualmente, as diretrizes da comunidade já vedam produtos ou declarações perigosas sobre emagrecimento e vergonha corporal. O movimento quer incentivar que outras redes sociais façam o mesmo e reconheçam o quanto os padrões de forma física podem ser nocivos à saúde mental — principalmente quando falamos das mulheres.
"Políticas como esta trazem paz e 'liberdade de ser' em um momento em que somos bombardeadas por informações que nos dizem que não somos o suficiente. Ter um espaço positivo, livre de pressão estética faz do mundo um lugar melhor. Sou muito grata por fazer parte deste movimento que liberta milhares de mulheres", afirma Priscilla Guedes, criadora no Pinterest.
O que muda
A política de anúncios atualizada considera proibida toda linguagem ou imagem sobre perda de peso; testemunhos sobre perda de peso ou produtos para emagrecimento; qualquer linguagem ou imagem idealizando ou depreciando certos tipos de corpos; referências a Índice de Massa Corporal (IMC) ou índices semelhantes; além de qualquer produto que alegue facilitar a perda de peso ao ser usado ou aplicado sobre a pele.
O que já era proibido
Propagandas de pílulas, suplementos ou outros produtos para perda de peso ou redução de apetite; imagens de antes e depois da perda de peso; procedimentos de perda de peso, como lipoaspiração ou queima de gordura; body shaming, como imagens ou textos que ridicularizem ou desprezem certos tipos de corpo ou de aparência.
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