Topo

Violência doméstica: Câmara aprova PL que obriga divulgação do Disque 180

PL segue para análise no Senado - Getty Images/iStockphoto
PL segue para análise no Senado Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Universa, em São Paulo

03/07/2021 12h20

A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana um Projeto de Lei que obriga estabelecimentos públicos e privados a fixar um aviso divulgando canais de atendimento em casos de violência contra a mulher — o Disque 180, número da Central de Atendimento à Mulher, ou o Disque 100, que atende violações de direitos humanos.

Agora, o PL de autoria do deputado Roberto de Lucena (Pode-SP) segue para análise no Senado.

Se for aprovado e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), espaços como supermercados, hotéis, bares, restaurantes e academias de todo o Brasil, além do 25% dos veículos de transporte público do país, deverão instalar placas com os dizeres: "Violação de direitos humanos, denuncie: disque 100 - Disque Direitos Humanos" ou "Violência contra a mulher, denuncie: ligue 180 - Central de Atendimento à Mulher".

Estabelecimentos que descumprirem a lei poderão receber advertência e, em caso de reincidência, multa de R$ 200 a R$ 20 mil — dinheiro que deverá ser destinado ao custeio de medidas protetivas da Lei Maria da Penha.

A cidade de São Paulo tem uma lei semelhante, aprovada em 2018, de autoria da deputada Sâmia Bonfim, que na época era vereadora na capital paulista.