Morre mulher com câncer que comoveu a web ao raspar cabelo com a mãe
A cuidadora infantil Luciana Rebello Pires, de 31 anos, não resistiu a um câncer de colo de útero e morreu no domingo (6). Moradora de Campo Grande (RJ), ela causou comoção na internet em janeiro, ao publicar um vídeo no qual aparece raspando a cabeça em função do tratamento de um câncer. A publicação teve mais de 1 milhão de visualizações.
Na filmagem, a mãe de Luciana, Albenia Gomes da Silva, de 53, ajuda a filha no processo - mas, para surpresa da própria Luciana, a mãe pega a máquina começa a raspar também a própria cabeça antes de terminar o trabalho na filha. Emocionadas, as duas trocam palavras de afeto e incentivo.
A morte foi informada por um projeto social que tinha Luciana como madrinha.
"Sem força e palavras ainda, mas não poderia deixar de dizer como foi guerreira, como me ensinou que a alegria e esperança deve estar acima de qualquer barreira. Você lutou incansavelmente, mas sempre com esse sorriso e é com esse sorriso que quero sempre lembrar de ti", publicou o projeto social em um perfil no Instagram.
Na rede social mantida por Luciana, a última publicação é de 28 de junho, quando agradeceu aos seguidores pela ajuda em conseguir dinheiro suficiente para um exame de ressonância magnética.
Em 11 de maio, Luciana chegou a publicar que passava pela última quimioterapia e comemorou o feito.
Essa não era a primeira vez que Luciana passava pela quimioterapia. O caso dela já era tratado como paliativo.
"Descobri que o câncer tinha retornado e tomado outras regiões do corpo. Desde então, me tornei paciente paliativa e meu tratamento é voltado para o controle da extensão da doença. No início do ano, retomei as quimioterapias e precisei raspar o cabelo, antes que ele começasse a cair sozinho. Foi nesse contexto que minha mãe me fez aquela surpresa", disse em janeiro a Universa.
Luciana descobriu em 2018 que estava com câncer de colo de útero. Casada e mãe de duas meninas, uma de 7 anos e a outra de apenas 1 ano e meio, à época, era responsável por metade da renda da família e sabia que as contas ficariam muito apertadas se parasse de trabalhar. Ainda assim, precisou se organizar e contou muito com o apoio da mãe para de se recuperar do choque e cuidar da própria saúde.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.