Internautas redescobrem Ana Raio depois de manifestação de caminhoneiros
O nome da icônica Ana Raio, da trama "A História de Ana Raio e Zé Trovão" (Manchete, 1990), amanheceu entre os assuntos mais comentados nas redes na última quinta-feira (9). O motivo do ressurgimento da personagem interpretada por Ingra Lyberato há 30 anos foi o vídeo do bolsonarista Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão, em que incitava outros caminhoneiros a bloquearem rodovias e a "fecharem tudo".
Suspeito de articular atos antidemocráticos, Zé Trovão teve sua prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), a pedido da Procuradoria-Geral da República. Ele é considerado foragido.
E tanto bafafá em torno do caminhoneiro fez com que a novela fosse relembrada na internet. E, assim que o nome de Zé Trovão repercutiu país afora, o de sua amada Ana Raio também ganhou as redes sociais. Mas, apesar do sucesso da trama, não é todo o mundo que se lembra —ou que já tinha nascido— na época.
Quem eram afinal, Ana Raio?
Para quem tem menos de 30 anos, Universa explica: a novela "A História de Ana Raio e Zé Trovão" sucedeu o fenômeno "Pantanal" no fim de 1990, na extinta Rede Manchete.
Na trama, Ana de Nazaré (Flor Bartilottifoi) foi estuprada aos 13 anos pelo ex-capataz de seu pai, Canjerê (Nelson Xavier), e dá à luz Maria Lua (Micaela Góes). Só que Canjerê mata o pai de Ana e rouba a criança.
Na sua fase adulta, a agora Ana Raio (Ingrid Lyberato) é uma famosa peoa que procura incansavelmente pela filha e, no meio do caminho, ela conhece e se envolve com o peão Zé Trovão (Almir Sater).
Enquanto Almir seguiu na carreira de músico, Ingra, 54 anos, continuou atuando. Além de atriz, a baiana, que também participou de "O Clone" (Globo, 2001) e "Gênesis" (atualmente na Record), é ainda formada em Terapia Sistêmica Fenomenológica Integrativa e escreveu os livros "O Medo do Sucesso" e "A Natureza Oculta Iluminada".
Ela também é mãe de Guilherme Leindecker, 18 anos, de seu casamento com Duca Leindecker. O músico, da banda Cidadão Quem, é hoje marido de Manuela d'Ávila, com quem teve Laura, hoje com 6 anos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.