Casar, tirar DIU e mais: o que Britney pode fazer livre da tutela do pai
Para Britney Spears, a liberdade deve ter gosto de nuvens. Depois de 13 anos sob tutela do pai, Jamie Spears, que a impedia de tomar as rédeas de sua própria vida, a cantora pop celebrou o fim do controle sobre ela com um vídeo em seu Instagram pilotando um avião. A decisão foi tomada em audiência no Tribunal Superior de Los Angeles, depois que o pai entrou com uma petição para acabar com a tutela. Britney havia pedido para que ele fosse substituído por um tutor profissional, escolhido por ela e pelo advogado que a representa para cuidar da vida financeira.
Em novembro, haverá uma nova audiência para que a artista fique definitivamente fora da tutela de alguém. Ela continua com a tutora pessoal, Jodi Montgomer, que também foi indicada pela Justiça.
A situação de Britney gerou comoção. Acompanhada por fãs e pelos apoiadores do movimento "Free Britney", a cantora não podia fazer escolhas sobre seu próprio corpo ou definir o rumo da carreira musical. Também alegou que chegou a ser obrigada a tomar medicamentos fortes depois de ter negado fazer um show em Las Vegas.
Com o anúncio do fim da tutela, Britney se torna um símbolo de autonomia feminina e deixa os fãs na expectativa sobre qual caminho ela seguirá sem Jamie comandando seus passos. O que ela poderá fazer agora, que antes era proibida de decidir?
Britney Spears e o fim da tutela: livre para decidir
Considerado como "abusiva" por Britney Spears, o controle de seu pai como tutor tinha validade sob a vida financeira, pessoal e profissional da cantora. Há dois anos, as publicações de Britney no Instagram passaram a chamar a atenção dos fãs, que entenderam que a artista pedia ajuda — foi quando eles lançaram o movimento "#FreeBritney".
Em junho deste ano, Britney foi à Justiça norte-americana e falou sobre as restrições que sofreu ao longo dos anos sobre as diretrizes de sua própria vida. Parte delas tinha a ver com seus direitos como mulher, ligados à gravidez e a possibilidade de se casar. Ela revelou essas condições e, agora, poderá então escolher se permanecerá com elas ou não.
Tirar o DIU para engravidar
No depoimento que deu à Justiça, Britney comentou que não era autorizada a tirar o DIU, o "dispositivo intrauterino", um método contraceptivo que tem longa duração e alta eficácia (mais de 99% de eficácia, com o uso correto) para evitar a gravidez. Aos 39 anos e mãe de dois adolescentes, Jayden James e Sean Preston, ela contou que o pai a proibiu de tirar o DIU quando ela indicou que queria ter outro filho.
Noivado e uma nova chance para amar
Britney mostrou em 12 de setembro a aliança de noivado com Sam Asghari. O anúncio do casal, que já tem pouco mais de cinco anos de relacionamento, aconteceu dias depois de Jamie ter entrado com a petição para tirar a tutela. Sem o controle dele, a cantora poderá assinar um acordo pré-nupcial com o amado, por exemplo, sem a necessidade de aprovação do pai.
A decisão sobre retorno aos palcos
Corpo livre, próprias regras
Por ser uma mulher exposta na mídia desde pequena, Britney é constantemente alvo de pressão estética. Ela já comentou sobre como se sente em relação ao corpo, que prefere ser "gordinha" e, recentemente, publicou uma foto no Instagram, mostrando o bumbum, que foi vista como um registro de liberdade sobre o próprio corpo.
A cantora já disse que está aos poucos se livrando da "pressão" que tinha para ter um corpo "perfeito" — e, como muitas mulheres se inspiram nela, esse pode ser um movimento importante para influenciar o público a ter amor-próprio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.