Como Ana Paula Padrão e Susana Vieira: mulheres falam sobre sexo após os 50
A jornalista e apresentadora Ana Paula Padrão, 55 anos, disse ontem, em seu Instagram, que o sexo muda depois dos 50, mas que essa mudança pode ser para melhor, e propôs a outras mulheres de sua idade que conversem mais sobre o tema.
"A mulher mais madura que aproveita o sexo porque gosta —e sabe do que gosta— libertou-se da cultura do 'seu tempo passou'. Passar dos 50 é estar livre da preocupação com a reprodução, com a ética e a estética e curtir todas as nuances daquele momento apenas pelo que ele nos traz em prazer instintivo animal. É bom e pronto", escreveu.
Assim como ela, cada vez mais famosas têm falado abertamente sobre a vida sexual depois dos 50 anos —é o caso de Claudia Raia, Zezé Motta, Xuxa, Susana Vieira e Rita Lee.
Leia trechos de depoimentos delas, reunidos por Universa a seguir.
Susana Vieira, 79 anos
Pouco antes de fazer seu retorno aos palcos depois da chegada da pandemia, Susana Vieira disse, em entrevista ao jornal "O Globo", que "é ignorância" achar que as mulheres param de fazer sexo depois de determinada idade. Para ela, é o machismo que leva os brasileiros a pensarem assim.
"Essa coisa de que a mulher perde a vontade de namorar ou transar depois dos 50 é ignorância. Acho que faz parte do machismo brasileiro, que é exagerado", falou.
Zezé Motta, 76 anos
Durante um painel da 3ª edição do evento Universa Talks, em novembro de 2020, a atriz e cantora contou que a chegada da menopausa foi um momento de tensão em sua vida, mas que, a partir da reposição hormonal com indicação do médico, nada mudou na prática:
"Foi um momento de tensão porque existe o mito de que você não vai mais ter prazer e nem proporcionar prazer ao seu parceiro. Tudo mentira. Tenho 76 anos, continuo namoradeira", disse.
Claudia Raia, 54 anos
Durante participação no programa "Saia Justa", do GNT, Claudia Raia contou que, durante a pandemia, ela e o marido, o também ator Jarbas Homem de Mello, mantiveram uma vida sexual agitada: "Aqui o negócio é musical: sobe escada, desce escada, vira de frente, canta e dança. Está sendo animado, tudo é coreografado".
Ela falou, também, sobre etarismo: "As pessoas acham que mulher existe até os 30 anos ou depois, quando está com 90 anos, como Fernanda Montenegro. Parece que aquelas que estão nesse intervalo entram em um buraco negro. E não é assim, amor. Estou no meu auge criativo, pessoal e profissional. Não aguento que me digam que já realizei tudo e agora já posso descansar".
Xuxa, 58 anos
Em 2020, durante participação no programa "Altas Horas", a apresentadora revelou que a sexualidade depois dos 50 anos melhorou muito: casada com o cantor Junno Andrade, ela diz que na cama as coisas passaram a fluir melhor porque os dois são maduros e se entregam ao prazer naturalmente, sem cobranças ou expectativas.
"Tem uma chave que vira quando você entra nos 'enta'. Sua pele começa a mudar, as pessoas começam a falar em reposição hormonal... Então eu deixo de ser uma mulher para ser uma senhora, aos 40 anos", comentou. "A minha vida sexual depois dos 50 melhorou muito, porque eu tenho um companheiro que me ama, que gosta do que eu posso oferecer a ele, sem muitas cobranças."
Gretchen, 62 anos
Em 2020, a cantora se casou pela 18ª vez com o músico Esdras de Souza. Nem aí para os memes e piadas envolvendo o fato, Gretchen fez uma festança e trocou alianças vestida de noiva e calçando tênis. Em entrevista concedida a Universa em 2019, a atriz, cantora e dançarina disse que o sexo é melhor depois dos 60.
"A partir do momento em que a mulher atinge a idade madura, ela sabe o que quer, inclusive no sexo, e explica isso para o parceiro. Quando você é mais jovem, tem algumas restrições, se reprime. Hoje, com 60 anos, estou pleníssima", falou.
Rita Lee, 73 anos
A cantora diz que novos prazeres —como ler mais e aprender a pintar— substituíram seu interesse por sexo. Em entrevista ao programa "Saia Justa", do GNT, no ano passado, ela declarou que, com a chegada da velhice, "não quer mais trepar, pois já trepou a vida inteira". Hoje ela prefere curtir a tranquilidade de uma rotina calma ao lado do parceiro, Roberto de Carvalho, e as visitas dos três filhos e dois netos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.