Kamala Harris assume presidência dos EUA: relembre seus feitos
Kamala Harris fez história nesta sexta-feira (19) ao assumir a presidência dos Estados Unidos por 85 minutos, se tornando a primeira mulher assumir o posto enquanto Joe Biden passava por uma colonoscopia de rotina.
Em 20 de janeiro deste ano, Kamala se tornou a primeira mulher a ser vice-presidente, a primeira afro-americana e a primeira pessoa de origem indiana ou asiática a ocupar o cargo.
Até então, 48 vice-presidentes ocuparam o segundo cargo mais poderoso dos Estados Unidos. Todos homens e brancos. Em 1º discurso desde o anúncio da vitória, Kamala fez questão de destacar esse ineditismo: "Serei a primeira vice dos EUA, mas não a última", afirmou, entre aplausos dos eleitores.
Harris foi pioneira ainda ao se tornar a primeira procuradora-geral negra da Califórnia e a primeira mulher de origem do sul da Ásia eleita para o Senado. Seu diploma na historicamente negra Universidade Howard, em Washington, foi o início de uma ascensão contínua que a levou de promotora a cumprir dois mandatos como procuradora distrital de San Francisco e, depois, como procuradora-geral da Califórnia em 2010.
Ao lado de Biden, Kamala foi escolhida "Personalidade do Ano" de 2020 da revista Time, tendo sido selecionados de uma lista de finalistas que incluiu o ex-presidente Donald Trump.
Desde então, jornais americanos dão conta de que o interesse pelo nome "Kamala" disparou em até 104% entre as mulheres que ganharam seus bebês após a eleição americana.
Filha de imigrantes, Kamala será ainda a primeira vice-presidente imortalizada no Museu de Cera Madame Tussauds de Nova York. As imagens dela e do presidente Joe Biden terão réplicas das roupas que a dupla usou no dia da posse, em 20 de janeiro deste ano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.