Glamour Garcia: 'A autoestima da mulher agredida é massacrada'
A atriz Glamour Garcia é uma das convidadas do Prêmio Inspiradoras 2021, promovido por Universa em parceria com o Instituto Avon. Ela foi a personalidade convidada para realizar a entrega do troféu da categoria Violência Contra Mulher, na qual concorrem iniciativas de informação, conscientização, educação e acolhimento para o enfrentamento da violência contra as mulheres e meninas.
Durante o evento, ela afirmou que, para as mulheres trans, o acesso aos direitos é dificultado: "Passamos por um processo social de extrema misoginia e transfobia".
Glamour, que já foi vítima de violência doméstica, relembrou o episódio. "Compartilhar a dor do que é viver uma relação de violência é complicado. A dor que se sente é muito maior do que possa ser tratada em breves palavras", resumiu.
A atriz apontou o impacto devastador da violência na autoestima das mulheres. "A autoestima de uma mulher que passou por marcas físicas e psicológicas de agressão é massacrada. Retomar os passos de uma rotina e confiar em si novamente é, no primeiro momento, algo que fica quase impossível de se acreditar", disse Glamour, que afirma ter passado por um processo de renascimento.
Por fim, ela ressaltou a importância da sororidade e da rede de apoio para se desvencilhar deste tipo de relação abusiva: "O momento em que uma mulher consegue se fortalecer para estender a mão à outra é a consolidação da sororidade".
Além de Glamour Garcia, a premiação conta com mais duas madrinhas: a cantora Paula Lima, que representa a categoria Equidade, e a modelo Fernanda Motta, que representa a categoria Câncer de Mama. A transmissão ao vivo pode ser acompanhada através do Youtube, no Facebook ou pelo Twitter de Universa.
Sobre o Prêmio Inspiradoras 2021
O Prêmio Inspiradoras 2021 é promovido pelo Universa, plataforma feminina do UOL, e o Instituto Avon, organização da sociedade civil que realiza ações e apoia projetos para fortalecer a mulher brasileira.
O foco da premiação está em três principais causas: violência contra a mulher, câncer de mama e equidade de gênero. Cada causa é representada em duas categorias e há ainda uma categoria para representantes Avon que realizam trabalhos de impacto social.
Durante o mês de outubro, todas as finalistas foram reveladas e a votação online foi aberta para o público em geral. Além disso, um corpo especializado de jurados foi convidado a escolher as vencedoras. Os nomes delas estão sendo revelados no evento que está acontecendo agora e pode ser acompanhado online. Haverá também menção honrosa a uma mulher que tenha se destacado no enfrentamento à covid-19.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.