Quem é a cientista social namorada de presidente eleito do Chile?
Cientista social e feminista, Irina Karamanos é a namorada do presidente eleito do Chile, Gabriel Boric. Antes mesmo de ele ganhar as eleições no país no domingo (19), ela colocou em xeque o posto de "primeira-dama". Em participação em um programa de TV chilena, Irina foi perguntada sobre como veria a posição — geralmente percebida como "anexa" à do homem que ocupa um cargo público.
"É um cargo que merece ser repensado porque estamos em tempos diferentes, muitas coisas mudaram. Creio que é necessário repensar o poder e as relações que emergem dele", disse Irina em resposta ao apresentador da atração "Las Caras de La Moneda", de um canal de TV popular no Chile.
Irina e Gabriel Boric estão juntos há três anos e, durante a campanha eleitoral, a parceira não ficou tão em evidência. Agora, com o ex-líder estudantil eleito, a imprensa internacional e o público querem saber mais sobre ela. Universa destaca alguns fatos da vida e do ativismo de Irina a seguir.
Irina Karamanos: a cientista social que namora o presidente eleito do Chile
Feminista, Irina tem 32 anos. Do mesmo partido de Boric, o Convergência Social, a cientista social é formada em Antropologia. Já anunciou que não vê muito sentido em assumir o posto de primeira-dama, ideia compartilhada com o companheiro. "Não pode haver cargos no Estado que estejam relacionados ao parentesco com o presidente", declarou Boric.
Irina não tem Instagram público, mas costuma falar no Twitter e em entrevistas, principalmente sobre política. Ela faz parte da Frente Feminista do partido.
Sobre a vitória de Boric, ela compartilhou uma publicação no Twitter:
A emoção é transbordante, muito orgulho e responsabilidade para construir um país justo, digno e diverso. Esta tremenda e bela vitória é feita com milhões de mãos e esperanças. Sigamos juntas e juntos que o que vem é um desafio enorme.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.