Viúva e com filho aos 21, ela superou dívidas e criou franquia de estética
Em 2007, aos 21 anos e com um filho de dois, a paranaense Mary Iaczinski, viu sua vida desabar com o falecimento do marido. Além da dor da perda, ela tinha poucas perspectivas de trabalho. Sem o segundo grau completo, Mary trabalhava no centro de cópias de uma faculdade apenas por meio período. Ao ficar viúva, se deparou com dívidas referentes à casa e ao carro, que estavam financiados. "Foram cinco anos de muita dor e sofrimento. A morte dele afetou a minha vida. Me senti perdida e acabei entrando em depressão. Pensei que não conseguiria seguir", lembra.
Mary acabou voltando para a casa da mãe e, para pagar as dívidas, vendeu o carro e repassou o terreno. Com isso, conseguiu juntar R$17 mil, dinheiro que usou para se reerguer. Foi uma batalha, ela conta, mas conseguiu. Investiu em um curso de estética, foi crescendo e aumentando sua visão de negócios. Em 2007, ela criou a empresa de estética Virtuosa e, 11 anos depois, tornou o negócio uma franquia lucrativa. Hoje, tem 105 unidades espalhadas pelo Brasil e faturou R$ 200 milhões nos últimos dois anos.
Ela ressalta que o sucesso da empresa está totalmente ligado à determinação e à coragem para não desistir diante das dificuldades — que não foram poucas. Conheça a história de Mary.
"Tinha medo, mas queria dar a volta por cima"
"Eu tinha muito medo, mas sabia que precisava dar a volta por cima. Resolvi dar um basta em todo o sofrimento", conta. Com o dinheiro que juntou, logo após perder o marido, comprou uma maca e um carro simples para o atendimento estético. "Voltei a estudar e comecei a dar os primeiros passos para superar essa parte obscura da minha vida. Pensei muito no meu filho e na minha existência", diz.
O começo foi de muito trabalho e dedicação, e Mary precisou de determinação para conciliar o curso e a empresa. Ela estudava durante a manhã e trabalhava à tarde e à noite.
O trabalho de Mary foi reconhecido rapidamente e, assim, ela abriu uma sala na casa da mãe, no Bairro Vila Nova, em Joinville (SC) , para poder atender as clientes com mais conforto. Assim nasceu a Virtuosa. O aumento do atendimento foi no boca a boca mesmo: as mulheres atendidas indicavam o trabalho a amigas e, assim, o negócio, que começou de porta em porta, tomou forma.
Atualmente, a Virtuosa disponibiliza mais de 100 tratamento que priorizam a beleza, a saúde e o bem-estar das mulheres por meio da estética. "Sempre falo que a estética foi a profissão que me deu um novo rumo na vida. Por isso amo e tenho orgulho de ser esteticista", diz. Muito religiosa, o nome da empresa se refere a passagem bíblica da mulher virtuosa. "Deus está à frente de tudo, tanto em nossa vida pessoal quanto em nossos negócios", diz.
Negócio deslanchou ao investir em franquias
Em 2012, Mary conheceu o atual marido e se casou. Eles tiveram uma filha e, com a ajuda dele, que hoje é sócio da empresa e no começo ficava com as crianças, ela conseguiu se dedicar mais ao trabalho e abriu o primeiro espaço comercial, que contou com mais aparelhos de estética e tratamentos.
Mas a empresa deslanchou mesmo com a decisão de investir no mercado de franquias, em 2018. "Montamos uma loja-piloto em Jaraguá do Sul [SC] e foi um grande sucesso. Assim, conquistamos novos espaços na região sul", diz. Para ajudá-la em toda a estruturação, ela contratou uma empresa especializada na área para que o crescimento fosse de fato bem-sucedido e administrado da forma correta.
Mesmo durante pandemia, rede dobrou número de unidades
Em 2019, o número de franquias triplicou e, no ano passado, apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelos empresários e pela sociedade em razão da pandemia, a empresa dobrou o número de unidades, fechando o ciclo com 50 clínicas abertas e outras 40 vendidas. Com isso, nos últimos dois anos, a Virtuosa rendeu R$ 200 milhões com suas 105 unidades espalhadas pelo Brasil. A perspectiva é dobrar o número neste ano.
A empresa conta, ainda, com cerca de 40 prêmios e reconhecimentos de marca, como o de qualidade pelo Instituto Nacional de Pesquisa, empresária destaque pela Líder Pesquisa e Total Quality Control Service pela Associação Prêmio Qualidade Brasil.
Além das unidades em funcionamento, há 84 contratos já assinados para abertura de novas clínicas. E a empreendedora sonha mais alto. "Queremos ser a melhor rede de estética da América Latina até 2025", afirma.
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