Topo

Dia de Afrodite: veja rituais para se conectar com a deusa da fertilidade

Dia 6 de fevereiro é dia de Afrodite, a deusa do amor e da beleza  - Reprodução:
Dia 6 de fevereiro é dia de Afrodite, a deusa do amor e da beleza Imagem: Reprodução:

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

06/02/2022 04h00

No dia 6 de fevereiro é comemorado um antigo festival da Grécia e do Império Romano dedicado à deusa Afrodite, ou Vênus para os romanos. A deusa do amor e da beleza tem seus atributos bastante conhecidos por conta da astrologia, já que os planetas receberam o nome de antigos deuses romanos como forma de homenagem. No entanto, trabalhar com o arquétipo de Afrodite pode ajudar a despertar a autoestima, o poder pessoal e o afeto na vida prática.

Nos tempos antigos, todas as manifestações da deusa do amor eram celebradas com altares repletos de flores, frutas e pedras. Sacerdotisas e devotas de Afrodite se reuniam para dançar, cantar e festejar como forma de celebrar a divindade, honrando todos os seus feitos. Afinal, além de ser aquela que regia o amor e a sensualidade, ela também era responsável por acender a chama dos desejos em nossos corações.

Para os que cultuam Afrodite até hoje, outros atributos associados à deusa são a fertilidade, os nascimentos, o destino e, claro, o amor. Porém, existe um lado pouco falado de Afrodite que traz à tona a relação com Ares, ou Marte, o Deus da guerra. A união de ambos fez com que ela também fosse retratada, na história de Esparta, como uma guerreira escudeira. Sendo assim, seu poder também era evocado para proteger as cidades.

De maneira geral, podemos tomar como base os atributos da astrologia para Vênus: o planeta das relações, não só amorosas mas também comerciais, da sensualidade, da atração e da prosperidade. Assim como o astro, a deusa rege a movimentação das energias de atração, por isso pode ajudar a atrair harmonia, proteção, criatividade, equilíbrio e muitas outras coisas.

Aprenda rituais para fazer neste dia de Afrodite e se conectar com a deusa!

Banho de rosas

Rosas cor-de-rosa são símbolos típicos de Afrodite. Como ingrediente ritualístico, suas pétalas podem ser usadas em banhos de atração e sensualidade. Para isso, tenha cuidado com os espinhos, e despetale as rosas com suas próprias mãos, colocando em cada pétala o seu intuito para aquele banho. Coloque em uma bacia com água morna e vá amassando as pétalas com as suas mãos até a água ficar colorida e perfumada por elas. Coe e reserve. Depois do habitual banho completo de higiene, jogue o banho de rosas da cabeça aos pés pedindo as bênçãos da deusa.

Creme encantado

Uma das magias mais práticas de Afrodite consiste em encantar um creme que você usa com frequência. Encantar consiste em consagrar, ou seja, abençoar algo com a energia que você determina. Neste caso, você pode pegar o seu creme preferido e dedicar à Afrodite, colocando-o entre suas mãos e mentalizando a deusa. Para potencializar, coloque músicas que falem sobre a deusa. Depois do banho de rosas, é só hidratar o corpo e chamar a energia da beleza para si. O mesmo pode ser feito com perfumes.

Altar para a deusa

Nos tempos atuais há muitos devotos de Afrodite que a cultuam em altares feitos com imagens da deusa. Mesmo que você não tenha uma estátua, você pode fazer um altar com alguns itens que são relacionados a ela. Mais do que isso, se quiser imprimir uma imagem de Afrodite para colocar no altar: vá em frente, magia é intenção! Você deverá montar seu altar com uma vela, de preferência cor-de-rosa, um cálice com água, vinho ou suco de uva, um cristal como o Quartzo rosa e um incenso de flores. Ofereça um buquê de rosas ou flores do campo para a deusa e medite sobre seus atributos espirituais.

Incenso de rosas

Com rosas secas ou frescas, que você deverá secar depois, é possível fazer um incenso natural e consagrar para a deusa em seu dia. Coloque músicas que te façam sentir a energia dela e dedique-se a confeccionar um bastão com as pétalas e folhas das rosas, mas tenha cuidado com os espinhos. Amarre-o com barbante ou linha de costura e coloque para consagrar em seu altar. Depois, deixe-o secar e queime às sextas-feiras, dia de Afrodite, para chamar a harmonia, a proteção e o amor para o seu lar. Você pode misturar com manjericão ou lavanda para ajudar na combustão!

Deusa do Mar

Afrodite também tem uma grande ligação com o mar, já que em uma das lendas ela teria nascido das espumas das ondas. Portanto, a água do mar é um dos ingredientes mágicos e ritualísticos da deusa. Você pode pegar um pouco de água do mar e fazer um refresca-pés, ao contrário do escalda-pés que é quente. Acrescente rosas ou gêranios e permita-se relaxar na energia de Afrodite!

Doces de Afrodite

Um prato tipicamente associado à Afrodite dentro da Magia é para lá de delicioso: morangos com chocolate. Os morangos são associados à deusa desde a antiguidade. Já o chocolate, ou o cacau puro, também tem relação com ela por trazer como propriedades energéticas a harmonização das relações, a autoestima e a sensualidade. Faça o prato mentalizando a deusa, ofereça a energia dele para ela e coma sem culpa!

Pedidos

Por fim, para celebrar o dia de Afrodite, você pode escrever seus pedidos em um papel e colocá-lo em uma praça ou bosque, de preferência embaixo de uma pedra. Se quiser, coloque flores do campo e uma maçã como oferenda para a deusa. Vale pedir autoconfiança, autoestima, boas relações ou harmonia nos relacionamentos já existentes.