Maitê Proença: "Relacionamento é um encaixe de fragilidades e qualidades"
Maitê Proença foi a terceira convidada da 9ª temporada do podcast Sexoterapia, que foi ao ar nesta quarta-feira (16). No episódio que debateu sobre maturidade emocional, a atriz falou sobre idealização nos relacionamentos e sobre ter espaço para revelar as próprias fragilidades para o outro. "Eu acho até que as pessoas não gostam da gente pelas nossas qualidades e pelos nossos acertos, e as nossas glórias. Gostam também das nossas fraquezas e vulnerabilidades. Elas se identificam é ali", afirma. (no vídeo acima a partir de 17:16)
Para ela, o parceiro ideal, normalmente, nada tem a ver com a pessoa real que está ao nosso lado, pois nessa idealização não cabem as subjetividades e fragilidades de cada um. "Se você fizer uma lista das coisas que você quer ter no seu parceiro ou parceira de vida, e for comparar com a pessoa que está do seu lado, não vai bater em nada. Em geral não bate. É porque aquela pessoa é um complemento de algo muito subjetivo, que a gente às vezes não se dá conta, conscientemente", afirma. ( a partir de 17:39)
Maitê acredita que o relacionamento amoroso deve ser um espaço livre de competição. "O convívio com aquela pessoa alivia, porque eu posso ser de verdade, e ele deixa que eu seja, eu posso mostrar aquele aspecto, porque eu não estou em competição. Não é uma competição,o relacionamento a dois. O relacionamento a dois é esse encaixe das fragilidades e qualidades", finaliza (a partir de 18:23).
O Sexoterapia pode ser acompanhado ao vivo, todas as quartas-feiras, às 19h30, na página principal do UOL, no Youtube de Universa e no Tik Tok de Universa —na sequência, a versão em áudio estará disponível também nas plataformas de podcast. Nesta 9ª temporada, o foco está nas convidadas: a cada programa receberemos uma nova famosa para uma conversa sobre sexualidade e relacionamentos.
Nesta 9ª temporada, a jornalista e editora Bárbara dos Anjos Lima e a psicóloga clínica, terapeuta e educadora sexual Ana Canosa recebem uma mulher famosa a cada episódio para uma conversa sobre sexualidade e relacionamentos.
Os podcasts de UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir Sexoterapia em plataformas como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music, Youtube e TikTok —nestes dois últimos, também em vídeo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.