Dina Di, pioneira do rap nacional, é homenageada por Google: saiba história
Para quem curte rap, o nome de Dina Di é fundamental dentro da história da cultura hip hop no Brasil. Foi ela que abriu caminho para outras mulheres se expressarem pela música, denunciando problemas sociais e retratando suas próprias histórias. Neste sábado (19), Dina Di ganha reconhecimento pelo legado: ela é a homenageada pelo Google no "Doodle", figura que aparece na área de busca do site para todos os usuários, no dia que faria 46 anos.
Voz de resistência em um cenário majoritariamente ocupado por homens, Dina Di liderou o grupo Visão de Rua e ganhou destaque nos anos 1990. Saiba mais sobre a importância dela para o rap, a seguir.
Dina Di: rapper deixou legado para mulheres
Viviane Lopes Matie, nome de batismo de Dina Di, nasceu em Campinas, interior de São Paulo. Na infância, precisou trabalhar ao lado da mãe. Na vida, passou pela Febem (hoje, Fundação Casa) e sua realidade se transformava em rima: falou sobre machismo, sexismo e o cotidiano na periferia e atrás das grades.
Entre as músicas que retratam essas questões estão "Confidências de uma presidiária", "Mente engatilhada" e "Irmã de Cela". Por sua trajetória, Dina Di é conhecida como a "rainha do rap nacional".
No texto em que apresenta a rapper, o Google destaca como ela faz parte da trajetória de mulheres que lutaram pelo sonho de estarem em evidência no rap. "Hoje, mulheres MCs no hip-hop brasileiro prosperam e continuam a alimentar o movimento de empoderamento feminino. Sua aclamação se confunde com um movimento social construído por mulheres como Dina Di".
Dina Di morreu em 2010, aos 34 anos, por ter contraído infecção hospitalar após ter dado à luz sua segunda filha, em São Paulo.
No Twitter, fãs comentaram a relevância de Dina Di e parabenizaram o Google pela homenagem:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.