Aloe vera é de Áries e valeriana de Virgem: conheça as ervas de cada signo
No mundo místico, as ervas são itens presentes desde os mais antigos relatos. Pelo fato de serem diretamente associadas a planetas, também têm ligação com os signos e astros. Tal relação permite explorar energicamente os pontos fortes de cada representante do zodíaco.
Por ervas, aliás, entenda-se o reino vegetal como um todo - plantas, flores e mesmo frutos entram nesse grupo -, que pode servir de base para chás, pot-pourri, banhos, incensos e mesmo perfumes.
A imagem da bruxa utilizando suas ervas para poções, unguentos e pomadas é um clichê bem difundido no imaginário popular. No entanto, as ervas permitem criações saborosas e cheirosas, quebrando o mito de que os preparos de bruxas são bizarros e com odor ou sabor estranho.
Ligação com planetas
A combinação de ervas e signos passa, obrigatoriamente, pelos planetas. Quando partimos do princípio de que cada signo é relacionado a um corpo celeste, podemos extrair desse corpo as associações que caracterizarão os signos zodiacais.
Essa teoria está muito ligada aos estudos de Paracelso - pseudônimo de Phillippus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim, médico suíço, alquimista e filósofo.
Para definir quais ervas têm a ver com os signos, a análise considera apenas os sete planetas da astrologia antiga (Saturno, Júpiter, Marte, Vênus, Mercúrio, Sol e Lua - também classificados como planetas), os mesmos utilizados nos estudos de Paracelso.
Assim, as ervas associadas aos signos do zodíaco são as seguintes:
Áries: pimenta e aloe vera
O signo regido por Marte traz a energia da iniciativa, da coragem e da autoafirmação. Por ser o primeiro do zodíaco, sua energia tende a ser invasiva e agressiva. Ervas como pimenta e aloe vera acentuam as melhores características de Áries, ao mesmo tempo em que concedem equilíbrio das energias ativas e um frescor que, muitas vezes, é desejado pelo ariano.
A pimenta é uma erva versátil e traz para o nativo poder pessoal, disposição e direcionamento de objetivos. Mas pode fazer com que ele fique mais ansioso por resultados, se usada em demasia. Já o aloe vera (também conhecido como babosa) atua como calmante e traz harmonia para a característica dos excessos de quem nasce em Aries. Utilizadas em conjunto, fazem com que o nativo beba das melhores características do signo.
Touro: orquídea e verbena
O taurino é a síntese da elegância, do conforto e dos prazeres da vida, graças à regência de Vênus, o planeta das belezas. A energia que permeia o signo é ligada aos melhores lados da vida, já que ele sabe aproveitar tudo de melhor que lhe é oferecido. A orquídea é símbolo da elegância; sua fragrância é parte da composição de perfumes famosos e traz para o nativo de Touro uma energia de conforto e apreciação pela boa vida.
Já a verbena, famosa por ser afrodisíaca, lhe transfere sensualidade e sedução. Essas duas ervas compõem tudo o que o taurino gosta, ajudando-o na rotina e lembrando-o de que beleza, prazer e conforto podem ser encontrados em todos os momentos, quando procurados nas coisas simples da vida.
Gêmeos: eucalipto e capim-cidreira
Regido por Mercúrio, Gêmeos é o signo da comunicação, bem ágil e desenvolto. Sua lábia e o rápido aprendizado fazem dele um grande potencial de sucesso. Da mesma forma, sua energia é ágil e, por vezes, descontrolada, o que torna interessantes ervas como eucalipto e capim-cidreira, já que o geminiano precisa de foco e desacelerar os próprios pensamentos.
Newsletter
HORÓSCOPO
Todo domingo, direto no seu email, as previsões da semana inteira para o seu signo.
Quero receberO eucalipto traz frescor e acalma a mente de quem nasce sob o signo, enquanto o capim-cidreira (também chamado capim-santo e capim-limão) promove centramento e harmonização das informações que ele capta em muito pouco tempo. Ambos trazem o equilíbrio das próprias energias, ajudando Gêmeos a utilizá-las de maneira mais proveitosa, em prol de seus próprios objetivos.
Câncer: artemísia e jasmim
O único signo regido pela Lua é amoroso, dengoso e até manipulador (quando quer). Também é emotivo, amável, sensível e muito intuitivo. Em muitos momentos, Câncer precisa equilibrar as próprias emoções, sendo que a artemísia e o jasmim o ajudam a ter centramento e harmonia do que sente.
A artemísia ajuda com a intuição do canceriano e faz com que ele consiga entrar em contato com as emoções mais profundas, de forma harmônica. O jasmim, por sua vez, auxilia em seu lado mais amável, levando Câncer a enxergar a beleza dessa característica, bem ao contrário do negativismo que costuma atropelar o nativo do signo.
Leão: girassol e camomila
O leonino é regido pelo Sol e traz consigo a energia de uma celebridade. A fama, o autorreconhecimento, a presença de palco e o magnetismo são traços marcantes do nativo deste signo. Logo, ele precisa ter equilíbrio para não se afogar no próprio (elemento) fogo.
O girassol e a camomila trazem a Leão a harmonia necessária para todo esse brilho intenso. Ambos trabalham as características do signo, de forma equilibrada. Igualmente acentuam o brilho natural do nativo, fazendo-o ainda mais carismático e magnético.
Virgem: alfazema e valeriana
Metódico e sistemático, Virgem traz um outro lado de Mercúrio nas suas características. O nativo é extremamente perfeccionista, criterioso e hábil naquilo que se julga conhecedor e profissional. Assim, a energia que o virginiano costuma precisar é a de tranquilidade e compreensão - devido à costumeira autocrítica, ele não se deixa descansar por muito tempo.
A alfazema (ou lavanda) e a valeriana trazem justamente esse relaxamento, ao mesmo tempo em que mantêm a mente afiada do virginiano. Elas fazem com que ele consiga se desviar das tensões e, ainda sim, executar um bom trabalho. A regência mercuriana faz com as habilidades de precisão e assertividade sejam os maiores traços desse nativo.
Libra: rosa e morango
Outro signo regido por Vênus, o libriano é político, sedutor e sensual, características que o tornam um amante sem igual, com poder imenso de oratória. Ervas como a rosa e o morango enaltecem tais peculiaridades e lhe trazem uma energia amena, acolhedora e reconfortante.
Rosas são símbolos do amor e o morango, da sensualidade. A combinação dos dois evoca uma energia de paz e tranquilidade para o nativo, fazendo-o ter uma visão clara sobre os assuntos mundanos. As ervas também aumentam o magnetismo de Libra, trabalhando sua autoestima e seu brilho pessoal.
Escorpião: mostarda e canela
O signo considerado o mais sombrio do zodíaco é poderoso, misterioso e cheio de encanto que seduz qualquer um. O escorpiano também é regido por Marte e nem de longe é tão maligno quanto dizem. Ao contrário, é a própria energia da transformação e do oculto, muitas vezes sendo o que faz os demais a entrarem em contato com o lado mais inconsciente deles.
A mostarda e a canela, ervas quentes e marcianas, ajudam Escorpião a direcionar todo esse conteúdo inconsciente e subconsciente de forma traduzível para o consciente.
Sagitário: damasco e dente-de-leão
O grande aventureiro do zodíaco é regido por Júpiter. Seu senso de justiça é implacável, assim como o tino para liberdade. O nativo é expansivo e, por esse motivo, pode se tornar um rebelde que quer provar pontos diferentes do senso comum.
Essa energia interna, quando bem direcionada, traz muito poder de realização, sendo que ervas como damasco e dente-de-leão ajudam o sagitariano a direcioná-la melhor. O dente-de-leão dá a ele um senso de realidade e objetividade que às vezes falta e o damasco traz a sensação de ser possível atingir os objetivos, através do foco e do direcionamento.
Capricórnio: ipê roxo e amor-perfeito
O signo regido por Saturno é exigente, prático e tende a ser materialista em todos os sentidos e pouco afetivo - e, assim, precisa de estabilidade emocional. O ipê roxo é uma árvore que nos conecta à ancestralidade, característica forte desse nativo, fazendo dele um eterno saudosista e pessoa honrosa com a sua história. Vale dizer que o poder dos ancestrais é ponto forte na energia capricorniana.
Já o amor-perfeito traz a emoção que falta no signo de uma forma que o agrada, pois é estruturada e duradoura, levando para longe os amores passageiros e efêmeros. Isso porque Capricórnio gosta de tudo que tem estrutura e fundamentos sólidos.
Aquário: aroeira e amora
Eis outro signo regido por Saturno que manifesta toda a energia através da sua visão futurista e inovadora. Isso ocorre porque o aquariano entende muito bem sobre tudo o que já ocorreu no passado e anseia por novidades no futuro. Não à toa, é o signo mais visionário do zodíaco.
A aroeira traz para ele uma energia de sustentação e materialidade, fazendo com que preste mais atenção ao que é real e não empregue todo o foco somente no futuro.
Enquanto isso, a amora traz um pouco de equilíbrio e lembra Aquário dos prazeres do presente e do descanso necessário para se construir o amanhã. Essa combinação equilibra a energia do aquariano, fazendo com que ele desfrute de suas habilidades natas da melhor forma possível.
Peixes: carvalho e boldo
Regido por Júpiter, Peixes tem um poder de expansão inigualável. Neste signo, o planeta se manifesta com características transcendentais, como o amor que extrapola a compreensão acerca de assuntos existenciais, a espiritualidade e a mediunidade desenvolvidas de forma nata.
Por isso o carvalho é associado ao signo, já que o ajuda a ser mais material e menos espiritual, promovendo o equilíbrio necessário. Ao mesmo tempo, age na harmonização do emocional sensível e enaltecido. Ambas as ervas ajudam a acalmar o âmago do pisciano e o faz ter mais concentração e compreensão acerca de tantas emoções intensas.
Fonte: Raphael Kakazu, oraculista, terapeuta, feiticeiro e idealizador do Covil dos Feiticeiros
*Com matéria publicada em 21/02/2022
Deixe seu comentário