Topo

Mulher engravida 2 semanas após parto e tem bebês com 10 meses de diferença

Gracie viu vídeo no TikTok viralizar após anuncia segunda gravidez.  - Reprodução de vídeo/TikTok
Gracie viu vídeo no TikTok viralizar após anuncia segunda gravidez. Imagem: Reprodução de vídeo/TikTok

Colaboração para o UOL

23/02/2022 10h46Atualizada em 24/02/2022 11h38

A norte-americana Gracie, de 19 anos, usou o TikTok para contar como descobriu estar grávida duas semanas após dar à luz ao primeiro filho e viu o vídeo tomar grandes proporções em pouco tempo. O que era uma publicação em uma página para 15 seguidores abriu espaço para 5.856 comentários feitos após quase 300 mil visualizações, muitos com críticas ao modo como ela relatou sua história, parecendo ignorar os riscos da gestação. A segunda criança nasceu dez meses após o primogênito.

No vídeo, publicado em dezembro e destacado pelo tabloide The Sun nesta segunda-feira (21), Gracie mostra a barriga enquanto fala que está grávida "por quase dois anos seguidos". Ela explica que engravidou duas semanas após o parto e que terá a nova criança em seis semanas, situação que gerou questionamentos de muitos usuários nos comentários - agora, o bebê já nasceu.

"Isso não é perigoso?", perguntou uma usuária. "É muito triste que existam homens e mulheres que não conseguem controlar seus impulsos sexuais", opinou outra. Espantada com a repercussão da postagem, Gracie se posicionou.

"Sim, é mais saudável esperar que seu corpo se recupere. Se eu soubesse o que sei agora, teria esperado", disse ela em um comentário. "Mas eu engravidei. Vou dar à luz em seis semanas. Eu fiz um vídeo para 15 seguidores, apenas me divertindo e fazendo isso como uma memória, mas se tornou viral. O meu parceiro é um pai incrível e sempre quisemos dois filhos."

No início de janeiro, Avondre nasceu saudável, com dez meses de diferença para o irmão Adonis.

Em publicação feita no último final de semana, Gracie voltou a falar sobre as críticas recebidas. "Todos disseram que era muito cedo para outro bebê. Eu faria isso de novo e de novo por você meu garoto", escreveu ao compartilhar um vídeo da criança.

@317graciee Everyone said it was too soon for another baby ? I would do it over again and again for you baby boy #fyp #foryoupage #fyp? #baby #viral #teenmom ? original sound - scarlet

Um estudo de 2018, feito em parceria pela Universidade da Colúmbia Britânica e a Escola de Saúde Pública de Harvard, indicou a necessidade de respeitar um tempo de 12 a 18 meses entre uma gestação e outra para evitar a possibilidade de problemas como parto prematuro ou complicações no corpo da gestante.

Em casos de mulheres mais novas, há poucos riscos de saúde para as mães, mas maiores para os bebês. Já para mulheres com mais de 35 anos, o risco aumenta para as mães. Nos Estados Unidos, segundo uma pesquisa do CDC (Centers for Disease Control and Prevention), 30% das mulheres têm o segundo parto em menos de 18 meses após o primeiro.

Errata: este conteúdo foi atualizado
O texto original informou incorretamente o prazo que um estudo de 2018 indica para se respeitar entre gestações. O correto são 12 a 18 meses, e não 12 a 18 semanas. O conteúdo foi corrigido.