'Gordas e com piercing no umbigo': foto viraliza e inspira outras mulheres
"Gordas, gostosas e com piercing no umbigo", resume a legenda usada pela escritora e influenciadora Luci Gonçalves, de 24 anos, em uma foto que publicou na quinta (24), ao lado de duas amigas, tomando cerveja na praia. Em menos de dois dias, a imagem teve mais de 5.000 interações no Twitter, entre elas de muitas mulheres dizendo que se sentiram inspiradas a colocar também um piercing no umbigo, acessório ícone dos anos 2000.
Em entrevista a Universa, Luci, que aparece à direita da imagem, ao lado das amigas Tânia e Mercedes, diz que o piercing, que "parece uma coisa boba", fez com que ela e as amigas mudassem a relação com o próprio corpo, especialmente com a barriga.
É um processo de aceitação muito bonito, que a gente nunca imaginou. Quando a gente pensa em piercing no umbigo, pensa numa barriga magra, chapada, com uma calça de cintura baixa, que dizem que gorda não pode usar, porque tem que esconder a barriga.
"Mas, quando a gente coloca o piercing, não pode usar calça de cós alto nem outras peças que pressionem a região, para não prejudicar a cicatrização, então vai mudando a forma como a gente se veste, a gente passa a mostrar mais a barriga, e tudo isso acelera a aceitação do nosso corpo."
"No nariz, foi o mesmo processo"
Luci conta que o piercing não foi uma ferramenta de autoestima e aceitação só na barriga. Há alguns anos, quando colocou o acessório no nariz, passou por um processo bem parecido.
"Cresci com referência de mulheres brancas, com piercing no nariz fino. Então, a primeira vez que eu coloquei, foi difícil. Eu pensava que não ia combinar, que meu nariz era muito grande para isso e que o piercing ia chamar ainda mais a atenção para ele", lembra.
"Mas, no fim, passei pelo mesmo processo: depois que furei, comecei a me apaixonar pelo meu nariz, olhar para ele de outra forma e gostar muito, entender que ele combina comigo, com meu rosto."
Inspiração para outras mulheres
Luci tem piercing no umbigo há pouco mais de um ano e decidiu pelo acessório por inspiração de Tânia, que usa há anos e também aparece na foto. Há um mês, foi a vez de Mercedes, que colocou a peça inspirada nas duas amigas.
"É difícil encontrar referências de mulheres gordas com piercing no umbigo. Minha primeira inspiração foi a Tânia. A gente tem um corpo muito parecido, eu achava lindo nela e pensei: 'Por que não eu?'. Assim, acabamos virando referência uma para a outra."
A foto tem centenas de comentários de outras mulheres dizendo que se sentiram encorajadas a colocar também um piercing no umbigo. Algumas dizem que esse é um sonho antigo, outras contam que já tinham a peça mas não encontravam outras mulheres com corpos parecidos que também usavam.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.