Como boca escura na make de mulheres negras se tornou ato de resistência
Antes de ganhar status de tendência, a boca escura na maquiagem de mulheres negras era uma alternativa para driblar a falta de batons adequados para os tons de pele escuros. Na busca pelo nude ideal, nos anos de 1980 e 1990, a saída era usar lápis de olho para desenhar o contorno da boca ou até preenchê-los — no caso das mais ousadas. Quem preferia algo mais discreto, optava por colorir a parte central com um batom mais claro, criando um degradê.
O movimento hip hop e o R&B foram cruciais para essa virada de chave na sociedade. Artistas como Lauryn Hill, MC Lyte, Lil' Kim e Missy Elliot ganharam o mundo, levando nos lábios esse estilo de maquiagem, e ajudaram a agregar a ideia de poder à boca escura.
Após uma baixa nos anos de 2010, com a febre dos batons matte, tutoriais para aumentar a boca com contorno viralizaram cerca de oito anos depois. O bastão foi passado para uma nova geração de artistas negras de peso, que tem como defensoras Beyoncé, Rihanna, Lizzo e Tasha & Tracie.
"Lembro de ver minha mãe fazendo o contorno com o lápis preto, quando eu era criança. Anos depois, uma amiga fez a mesma coisa e estranhei. Afinal, associava essa técnica a mulheres negras mais velhas, como algo ultrapassado", lembra a maquiadora Carol Romero, especialista em pele negra e autora do livro "Dicas de Maquiagem para Pele Negra: Aperfeiçoamento Profissional — Maquiagem Pele Negra". Há 12 anos, a visão da expert mudou quando mergulhou nas pesquisas sobre a estética negra e a sua história.
Considerado um traço negroide, ou seja, uma característica que tende a se repetir em pessoas negras, os lábios grossos carregam uma associação forte ao racismo. Por isso, exaltar essa parte do rosto, seja reforçando o seu contorno, seja criando um contraste com um tom escuro, pode ser lido como um ato político.
"É um lugar para reafirmar nossa ancestralidade. Quando as mais velhas faziam isso, o senso estético da sociedade era bem menos racializado e muito mais afetado pelo padrão eurocêntrico. Ter boca grande não era visto como legal! Dessa forma, realçar esse traço não é só um regaste de costume, mas sim uma valorização da ancestralidade", reflete Carol.
Para a maquiadora Laura Peres, diferente do contorno no rosto, no qual os traços tendem a ser afinados, visando novamente uma estética branca, a boca passou por um movimento oposto. "Houve uma tentativa de imitar e criar uma versão 'mais aceita' do lábio da mulher negra. Só que a boca escura na nossa maquiagem fala por si só, contando a história de onde cada uma veio", reflete Laura sobre um processo de apropriação.
Como fazer o ombré lips
Conhecido como ombré lips, o contorno nos lábios pode seguir uma linha mais soft, em que o degradê passa por transições leves de tons, e outra proposta mais chamativa. Segundo Laura, o item indispensável para fazer a técnica é o gloss transparente para dar o acabamento molhado.
As duas profissionais são adeptas, como antigamente, do lápis de olho ou de sobrancelha para o contorno. "Até hoje, não encontro um produto para a boca que seja do tom dos meus lábios, por isso uso o de olho", explica Carol. Já Laura aponta que a durabilidade desse item é maior.
O tom do lápis vai depender da sua cor e do seu gosto, mas o importante é que ele seja mais escuro do que o batom, para criar o contraste da extremidade ao centro. Em seguida, preencha o meio com batom ou sombra e esfume levemente com o contorno. Se preferir, aposte no lip tint bem no meio do lábio e finalize com o gloss.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.