Cristais para estudo: calcita, berilo e mais pedras ajudam no aprendizado
Aprender e realmente absorver conteúdos novos é algo que nem sempre é tarefa fácil. Em casa, então, pode se tornar muito mais complicado, sobretudo quando há uma dezena de distrações que atraem a atenção dos estudantes, tenham eles 6 ou 60 anos. Alguns cristais, entretanto, mostram-se úteis nessas situações, uma vez que a energia dessas pedras reflete diretamente no processo de aprendizagem.
De acordo com Thiago Anselmo, terapeuta holístico e instrutor de cursos sobre o assunto, determinadas pedras são excelentes porque têm forte atuação sobre os momentos de estudo. Por isso, devem ser mantidas no ambiente dedicado aos cadernos, preferencialmente sobre a mesa, escrivaninha ou bancada.
6 cristais capazes de potencializar o aprendizado
Berilo
É uma pedra bastante conhecida pela ação positiva em relacionamentos, mas também é bastante eficiente para o estudo e as leituras como um todo, facilitando todo o processo e a absorção do conteúdo. Ainda auxilia no desenvolvimento infantil (sendo indicada para acompanhar crianças menores), além de facilitar a alegria, a euforia e o contentamento.
Calcita
Facilitadora da capacidade mental, age diretamente na memorização. É recomendada bastante para estudos de artes e ciências. A calcita alivia e potencializa a meditação, técnica que pode ser bem útil para estudantes.
Granada grossulária
Esta versão da granada atrai o sucesso e a concretização de planos para uma vida feliz. Não só isso, alivia as tensões no corpo, traz foco para os objetivos e disciplina para a mente, o que a torna indispensável para manter o fluxo de estudos.
Jaspe oceânico
A pedra trabalha o desapego e promove sensação de alegria, bem-estar e leveza. Influencia na aceitação da necessidade e da responsabilidade de se criar a vida que se deseja - cujo caminho passa, obrigatoriamente, pelos estudos. Um ponto particular: é eficaz para terapeutas holísticos e quem está estudando para se tornar profissional da área.
Mica
Essa pedra facilita o desbloqueio do inconsciente e beneficia, acima de tudo, quem se dedica à aprendizagem sobre a psique humana ou está fazendo terapia psicológica. É recomendada para quem está aprendendo porque afugenta o estresse, o medo, a melancolia e a tendência para esquecimento e, por fim, traz sensação de paz.
Quartzo fumê
É conhecido por estabilizar emoções e trazer segurança. A versão fumê do quartzo estimula a aprendizagem de tudo o que é novo, da mesma forma que encoraja os experimentos e a criação. Fortalece o entusiasmo e a autoaceitação.
Outros cristais úteis
Como observa Thiago Anselmo, as pedras de estudos podem ser usadas juntas de outras que estimulam foco, disciplina e concentração, potencializando os resultados do ato de estudar. Entre as indicadas estão:
Ágata: sua energia é conhecida por fortalecer não só o corpo, mas também a mente, sendo bastante indicada para os momentos de dedicação aos livros e artigos. Além disso, estimula a autoconfiança e a proteção.
Flint (Sílex): esta pedra é conhecida por gerar autoconfiança e impulsionar ações. Da mesma forma, trabalha positivamente a disciplina, o foco e a coragem.
Se a necessidade de estudar em ritmo mais puxado provoca certa ansiedade, também há cristais indicados para resgatar o controle da situação. Alguns deles são:
Ambar fossilizada: auxilia no controle da inquietação e age contra momentos de depressão. É capaz de dar um gás no entusiasmo.
Crisocola: dá um chega pra lá na sobrecarga emocional e nas angústias típicas das horas de estudo.
Rodonita: por ser uma "equilibradora emocional", afasta o desânimo, a letargia e a ansiedade como um todo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.