Topo

Inspira

Ideias para uma vida mais plena


Brasileira de 5 anos é artista mais jovem a expor em museu ligado ao Louvre

Manuela Martins é natural de Assis, cidade no interior paulista com cem mil habitantes - arquivo pessoal
Manuela Martins é natural de Assis, cidade no interior paulista com cem mil habitantes Imagem: arquivo pessoal

Ed Rodrigues

Colaboração para Universa, do Recife

15/03/2022 04h00

Com apenas 5 anos, uma pequena brasileira do interior de São Paulo será a pessoa mais jovem do mundo a expor no "Carrousel du Louvre", galeria comercial que fica no subsolo do famoso Museu do Louvre, em Paris, França. Manuela Martins pinta desde os 3 anos e teve suas telas viralizadas na internet.

A exposição será em outubro deste ano e acontecerá por três dias. Apesar de felizes com o feito da filha, a família não tem condições de bancar a ida da pequena artista plástica a Paris. Os pais de Manu correm contra o tempo para arrecadar recursos para custear a viagem e contam com a solidariedade das pessoas.

O convite foi feito pela artista plástica brasileira Lisandra Miguel, caçadora de talentos e produtora de eventos do "Carrousel du Louvre". A profissional soube do trabalho da menina pela internet e entrou em contato com a família. Após uma entrevista com Manu, fez o convite para a pequena.

Menina começou a pintar na pandemia

A pequena Manuela Martins, de apenas 5 anos, natural de Assis, uma cidade no interior paulista com cem mil habitantes, - arquivo pessoal - arquivo pessoal
A pequena Manuela Martins, de apenas 5 anos, natural de Assis, uma cidade no interior paulista com cem mil habitantes,
Imagem: arquivo pessoal

Segundo a professora Josimara Martins, mãe de Manu, a menina sempre gostou de pintar. Quando percebeu o talento dela, a família passou a incentivar cada vez mais.

"Eu dava pedaços grandes de papelão para ela ter bastante espaço. Em 2020, durante a pandemia, ela começou a perguntar sobre pintores, pedia para contar histórias deles, ver suas obras. Contei a história do [artista plástico paulistano] Gustavo Rosa (1946 - 2013) e ela viu as pinturas dele. Foi nesse momento que ela pediu para pintar em tela e fez uma releitura dele", explica Josimara, em entrevista a Universa.

A menina foi desenvolvendo uma técnica própria e pediu aos pais para comprarem novas cores de tintas. A mãe dela ficou encantada com o talento da filha e passou a divulgar as peças em um perfil do Instagram. O que poderia ser apenas uma corujice de mãe, chamou a atenção dos seguidores e chegou até a representante do "Carrousel du Louvre".

"Ela pensa na obra como um todo. Tem começo, meio e fim. Achei lindo e comecei a postar nas redes sociais. As pessoas começaram a gostar e o conteúdo viralizou. Na primeira obra, a Manu tinha apenas 3 anos", conta.

Pais estão fazendo vaquinha para pagar custos da viagem

Manuela Martins participará da exposição com quatro quadros que ficarão dispostos no Salão Internacional de Arte Contemporânea do museu francês. Embora tenha sido convidada a expor, os custos com o transporte das obras e as despesas de viagem ficam a cargo da família.

De acordo com o vendedor de caldo de cana João Paulo Martins, pai da garota, eles teriam que gastar cerca de R$ 130 mil com o deslocamento, estadia e alimentação. A família, infelizmente, não tem esse dinheiro.

"A gente nunca fez uma viagem para fora do país, moramos longe de aeroportos, mas temos fé e esperança de que tudo vai dar certo. Estamos mobilizando uma vaquinha online para ajudar nas despesas e até agora arrecadamos menos de R$ 2 mil", explicou.

"Inspiração vem da minha cabeça", diz pequena artista

A Universa, Manu Martins contou que quer ser uma artista que pinta muitas obras. Ela explicou seu processo criativo e como se descobriu uma artista plástica.

A pequena Manuela Martins, de apenas 5 anos, natural de Assis, uma cidade no interior paulista com cem mil habitantes - arquivo pessoal - arquivo pessoal
A pequena Manuela Martins, de apenas 5 anos, natural de Assis, uma cidade no interior paulista com cem mil habitantes
Imagem: arquivo pessoal

"A inspiração vem da minha cabeça. Eu faço as pinturas com as mãozinhas. Faço tudo na sala de casa mesmo. Eu comecei a pintar no coronavírus. Já pintava em papelão, mas pedi para a mamãe comprar tela, aí ela comprou e eu vou pintando", diz a menina.

Manuela nunca estudou arte. Todas as "técnicas" e inspirações são espontâneas e criadas por ela. O talento da menina tem deixado os pais cheios de orgulho.

"É muita alegria ver nossa filha tão pequena indo tão longe com sua arte. Na exposição serão quatro peças, mas como a Manu ainda está pintando, ela não decidiu quais quadros levará. Ela só tem certeza de uma obra de arte que não ficará fora da exposição: quadro 'PJmasks', que é o favorito dela", conta o pai.