'Marca desistiu de publicidade ao saber que minha mãe é negra', diz atriz
A atriz Bruna Aiiso, de 35 anos, que fez parte do elenco da novela "Bom Sucesso", de 2019, da Globo, publicou nas redes sociais um vídeo de desabafo depois de uma marca de cosméticos ter retirado o convite para a artista estrelar uma campanha publicitária para o Dia das Mães. Segundo a atriz, após a publicação do vídeo, que teve mais de 300 mil visualizações no Twitter, ela começou a entender que aquele era um caso de racismo. "A gente, enquanto ator racializado, está acostumado a escutar não. Mas eu sabia que no fundo tinha algo errado nessa história", comenta, em entrevista a Universa.
Bruna é filha de uma mulher negra, a também atriz Lia Maria, de 63 anos, e do vendedor ambulante Tino Aiiso, 62 anos, filho de japoneses. Ao retirar o convite para a campanha, a marca disse que Lia não correspondia ao perfil procurado pela empresa e ainda pediu desculpas pela "bola fora". Bruna prefere não revelar o nome da marca por questões judiciais.
"Demorou para entender o que havia por trás do segundo não. Depois de três dias da recusa, comecei a compreender que a negativa tinha relação com a cor da minha mãe. Em nenhum momento falaram que era por causa da raça dela, mas a gente sabe o país em que vive."
Filha de casal inter-racial
Lia e Tino se conheceram na época do colégio, quando ainda eram adolescentes. Eles moravam e estudavam na periferia de São Paulo, em Campo Limpo —bairro em que vivem até hoje. Bruna é a única filha do casal, que se separou em 1995.
Segundo a atriz, esta não foi a primeira vez que a mãe passou por situações de racismo. "Quando eu era criança, sempre perguntavam se ela era minha babá ou empregada. Não conseguiam entender que ela era minha mãe biológica", pontua.
Repercussão
De acordo com Bruna, no ano passado, a mesma marca já tinha entrado em contato com ela para estrelar outra campanha publicitária, mas o processo de negociação não avançou. "Eles já tinham demonstrado interesse no meu perfil, combinava com a proposta da empresa", comenta.
Recebi mensagens de apoio de outros influencers e de atores negros. Assim pude entender que se tratava de um caso de racismo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.