Saudosismo, vingança ou frieza: como cada signo lida com o divórcio

Terminar um relacionamento longo e se desfazer de laços afetivos importantes não é uma tarefa fácil, mesmo que a vontade tenha partido de você. Afinal, um casamento envolve a união não só de dois corações, mas também de rotinas, contas, obrigações e até mesmo de filhos ou pets.

O processo de divórcio pode envolver dificuldades que vão para além da convivência, visto que muitas pessoas precisam prosseguir com o rompimento contra sua vontade ou, então, a partir de atitudes que trouxeram descontentamento ou frustração.

Em meio a lágrimas de tristeza ou pulos de felicidade pela libertação, o autoconhecimento permite encaminhar as emoções do momento da melhor maneira. Para isso, o zodíaco pode ajudar.

Apego emocional, financeiro ou saudosismo em exagero? Veja abaixo como cada signo lida com uma separação e a melhor maneira para enfrentar os desafios.

Áries

Poder, iniciativa e impulsividade são algumas das características mais marcantes do signo cardinal Áries, o primeiro do zodíaco. De elemento fogo, ele não permite que certas situações ocorram em relacionamentos afetivos, por isso pode decidir pela separação ao menor sinal de desconforto. Essa decisão pode ser apenas fogo de palha, como dizem, mas quando o ariano está decidido, não há quem o faça mudar de ideia. Do contrário, quando não está de acordo com o divórcio, pode agir de maneira chantagista ou reativa e dificultar o processo de separação. Maleabilidade: essa deve ser a busca ariana em um desquite.

Touro

Signo de elemento terra, que prioriza a nutrição e o aconchego a longo prazo, Touro pode evitar a todo custo chegar à decisão de se separar, mesmo que a relação já não esteja mais satisfatória. Isso porque o lugar de conforto taurino é a prioridade do signo para manter a cabeça sã e o coração em paz. No entanto, é necessário encarar as mudanças que se mostram necessárias e entender que elas podem trazer ainda mais bem-estar. Quando se vê atravessando um processo de separação contra sua vontade, a pessoa de Touro precisa aprender a lidar com a saudade para seguir em paz.

Gêmeos

Quando o divórcio parte de uma pessoa geminiana, a outra parte envolvida precisa tomar cuidado com a inconsistência, visto que o signo pode ser bastante volátil no que diz respeito a decisões emocionais. Afinal, as certezas são variáveis para Gêmeos, signo mutável de elemento ar. Por mais que tenham firmeza sobre suas vontades, os vínculos e apegos podem desviar a rota do destino final. Já para nativos que estão passando por um divórcio, é importante ter cautela para não ficar à deriva das decisões alheias.

Continua após a publicidade

Câncer

Câncer é um signo de elemento água que carrega em seu campo emocional bastante profundidade. Quando o processo de divórcio ocorre contra a sua vontade, o apego em excesso e o saudosismo desenfreado podem ser impeditivos para seguir com essa mudança sem maiores desconfortos. Os sonhos e as idealizações de uma família ou de uma relação perfeita podem trazer bastante sofrimento ao se chocarem com a realidade. Quando decidem se separar, há dificuldade de assumir a vontade, fazendo com que muitas relações se estendam mais do que deveriam.

Leão

O orgulho leonino pode fazer com que o processo de divórcio gere atritos em uma relação que poderia seguir de maneira saudável no campo das amizades. Seja por ter tomado a decisão, seja por terem terminado com Leão, o signo não se deixa abalar frente às outras pessoas e faz questão de mostrar que está muito bem em um processo de divórcio. No entanto, quando as luzes do palco se apagam, nativos deste signo se permitem sofrer o necessário antes de ter que encarar os problemas de frente. É preciso se lembrar que, para afirmar o amor-próprio, não é preciso ferir as pessoas com atitudes ou palavras.

Virgem

Reorganizar a rotina, priorizar o autocuidado e entender como é possível fazer o melhor para si mesmo são as maiores dificuldades para Virgem em um processo de separação. Ainda que a decisão pelo divórcio tenha partido do signo, entender como as coisas se reposicionam no cotidiano pode trazer grandes dúvidas e atrapalhar a fluidez que uma separação precisa para ser bem-sucedida e menos agressiva. Por outro lado, quando a decisão parte do seu par, a busca incessante pelos motivos que levaram à separação pode ocupar os pensamentos virginianos, levando a uma verdadeira exaustão.

Continua após a publicidade

Libra

Para Libra, um signo tão justo e que busca incessantemente o equilíbrio, as situações de separação não são muito favoráveis. Isso porque, ao menor sinal de injustiça ou desequilíbrio emocional durante a separação, pessoas deste signo tendem a abandonar o barco e deixar a iniciativa de lado. Permitindo, assim, que o processo se encaminhe guiado pela outra parte e deixando seus sentimentos de lado. É preciso sempre lembrar de priorizar suas questões emocionais e materiais na hora de uma separação, por mais difícil que pareça se posicionar nessas horas.

Escorpião

Signo fixo de elemento água, Escorpião pode sentir bastante dificuldade para se desapegar de uma relação. Isso não necessariamente quer dizer que seja difícil deixar de sentir afeto ou paixão, já que o apego vem no sentido de não conseguir deixar de lado as situações que trouxeram desentendimento ou que levaram à decisão de seguir com o divórcio. Dar o braço a torcer em uma separação é a maior dificuldade do signo. No entanto, quando está bastante decidido do que quer, ninguém segura seus nativos, que vão mostrar toda independência emocional que possuem.

Sagitário

Sagitário é um signo que sente dificuldade de separar a amizade e o casamento na hora de um divórcio. São pessoas que conseguem lidar bem com a quebra do contrato matrimonial ou dos acordos afetivos, mas que vão priorizar se manter presentes na vida da pessoa amada, cultivando uma amizade que vai tornar difícil o distanciamento. Nesse sentido, para quem está se separando de uma pessoa sagitariana, é preciso entender que nem sempre o carinho e a boa vontade são sinais de que há uma volta romântica sendo planejada.

Continua após a publicidade

Capricórnio

A maior dificuldade de Capricórnio durante um processo de divórcio envolve as finanças e a divisão de responsabilidades no que diz respeito à vida prática. Contas e dívidas em conjunto, obrigações familiares ou até mesmo financiamentos são o primeiro motivo de preocupação para pessoas deste signo, que precisam ver tudo muito bem organizado e planejado para poder seguir com a separação. Assim, além de evitar dores de cabeça, também é possível estabelecer até que ponto o contato com o outro é necessário.

Aquário

Diferenças políticas, ideológicas e espirituais podem levar uma pessoa de Aquário a pedir o divórcio. A falta de compatibilidade intelectual constantemente faz a chama da paixão se apagar para aquarianos, visto que é um signo de elemento ar, alimentado pelos estímulos mentais. Nesse sentido, a rispidez e a frieza frente a outra parte podem se tornar motivo de atrito durante o processo de separação. É preciso deixar a inflexibilidade de lado e lidar com o momento de maneira mais leve e fluida, abrindo espaço para o afeto se transformar.

Peixes

Entender os motivos que levaram seu par a pedir o divórcio ou entender seus próprios motivos para não querer mais estar em uma relação é a principal questão que abarca Peixes durante um processo de separação. Afinal, as emoções piscianas são profundas o suficiente para tirar a racionalidade de cena e trazer uma inundação de questionamentos, dúvidas e lamentações. O saudosismo pode bater à porta antes mesmo de a separação se estabelecer, tornando o desapego mais difícil e também mais doloroso.

Continua após a publicidade

*Com matéria publicada em 15/04/2022

Deixe seu comentário

Só para assinantes