Vida a dois, 'antes e depois' perigoso: o que tem nas redes de Maíra Cardi?
São 8,2 milhões de pessoas acompanhando vídeos, fotos e desabafos em forma de legenda de Maíra Cardi, que se autointitula empresária do emagrecimento e que é casada com o ator Arthur Aguiar. Ele está na final do "BBB 22", que acontece nesta terça-feira (26), e é visto por famosos como o participante que tem mais chances de ganhar. A sensitiva Márcia Fernandes, inclusive, fez uma análise da trajetória dele --de P.A. e de Douglas Silva também-- explicando o que podemos esperar nesta noite do reality.
Do lado de fora do casa, Maíra, que também participou do "BBB", em 2009, criou em seu próprio Instagram uma estratégia para gerar conteúdo relacionado ao que o marido fazia dentro da casa. Não à toa, o consumo de carboidratos-- especialmente, o "pãozinho"-- por Arthur se tornou um dos motes das publicações feitas por Maíra --ela, que é dona de um programa de emagrecimento chamado "Seca Você", prometeu que vai fazê-lo perder peso após a saída do programa).
Nutricionistas questionaram o que chamam de "terrorismo nutricional" feito pela criadora de conteúdo: nos Stories de sua rede social, Maíra condenou a alimentação do parceiro, cunhou o termo "estupro alimentar", também criticado pelos profissionais de nutrição. Mas o pãozinho não saiu da pauta: em um vídeo publicado em março, Maíra aparece dançando uma música do marido, que ajudava a divulgar, trajando uma fantasia cheia de fatias de pão. Na legenda, comentou que o material era para incentivar Arthur na disputa pelo "BBB". "Eu sou o tipo de mulher que veste a camisa, que se entrega, que acredita, que briga, que luta, que cria o meme, que muitas vezes é o meme, empresária, esposa mãe, MULHER!".
No Instagram, Maíra intercala conteúdos sobre Arthur, sobre sua própria empresa, fotos com a filha, Sophia, fruto do relacionamento com o ator e registros de "antes e depois" do próprio corpo ou do corpo de suas clientes do programa de emagrecimento.
A nutricionista Priscila de Andrade, que escreve sobre alimentação e saúde na rede social, avalia que esse tipo de postagem, especificamente, é "perigoso" para os seguidores. "O que ela faz beira o criminoso. As pessoas precisam ter responsabilidade sobre o que vão difundir. Quando uma pessoa que tem corpo padrão, como ela, divulga práticas alimentares errôneas, como restrição alimentar, os seguidores entendem que é verdade."
Relacionamento, família e alimentação
Vida a dois
A chegada de Arthur Aguiar à final do BBB foi acompanhada de pronunciamentos e análises de Maíra sobre a trajetória do ator, e deles como casal, nas redes sociais. O fato do marido ter cometido traições dentro do casamento —eles haviam reatado em outubro do ano passado— virou tema para a influenciadora. Em um dos posts, ela celebrou a renovação da vida a dois que diz estar tendo com o parceiro. "Quando vocês 'separam' e se despedem de suas antigas versões! Não existe NADA impossível para Deus! Não é sobre mim, não é sobre ele @arthuraguiar, é sobre o renovo de Deus", escreveu na legenda. A publicação, de meados de fevereiro, teve mais de 1 milhão de curtidas.
Família
Maíra compartilhou com seus seguidores conteúdo com Sophia, de 3 anos, mostrando como a menina sente saudades do pai ou mesmo pedindo votos para ele permanecer na casa. Ao contrário da atriz Luana Piovani, que não liberou a participação dos filhos que tem com o surfista Pedro Scooby para inserções de imagem no "BBB", Maíra mostrou Sophia nos vídeos do "Anjo", dinâmica do reality. Devido à participação, inclusive, a menina foi alvo de comentários maldosos nas redes sociais, em fevereiro, em relação à sua aparência. O movimento condenável levou às redes a hashtag "Sophia merece respeito".
Pão, emagrecimento e 'antes e depois'
Direcionando a atenção dos mais de 8 milhões de seguidores para sua empreitada como empresária, o foco de Maíra está mesmo nas informações sobre alimentação e emagrecimento. A influenciadora divulga vídeos de mulheres que perderam peso em seu programa (que diz contar com apoio de "analistas comportamentais", preparadores físico e conteúdos com dieta e treinos). É comum publicar a imagem de "antes e depois", mostrando como uma cliente emagreceu e incentivando outras a buscarem a mesma "transformação de vida".
A nutricionista Priscila de Andrade alerta que os seguidores, especialmente considerando que o público é majoritariamente feminino, devem ter cuidado com o tipo de informação que Maíra e outras influenciadoras e blogueiras fitness divulgam em suas redes. "Digo para as mulheres que atendo que cada uma tem um processo. E que essas blogueiras lucram com a nossa insatisfação corporal. Geram essa sensação para que depois ela seja 'sanada' com a solução que elas vendem", aponta.
"O que faço com minhas pacientes é acolher dizendo que é possível ter emagrecimento sem a comparação com terceiros. E nossa saúde é sempre o bem mais precioso. Não adianta fazer dieta restritiva, por exemplo, se não aprendemos a nos alimentar".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.