Luiza Brunet faz 60, posta nude e vibra: 'Orgulho da mulher que me tornei'
Como uma gemininana raiz, Luiza Brunet já avisa logo no início da conversa com Universa que idade para ela é apenas um número, porque tem cabeça e espírito jovens, tal qual a mãe, dona Alzira, de 81. Tanto que escolheu uma foto nua, datada de 1984, para mostrar que segue com mesmo vigor a chegada de seus 60 anos, comemorados nesta terça-feira (24). "E recebi muito elogio. Postei para mostrar como estou ativa", brinca.
A imagem foi feita pelo seu ex-marido, o argentino Armando Fernandez, pai de Yasmin e Antônio Brunet, durante a lua-de-mel do casal, e que foi ampliada e emoldurada por ele, como presente de aniversário.
"Achei tão significativo ter uma foto retratada por ele, e que depois de tantos anos ver que não estou muito longe daquela figura. Tenho orgulho da mulher de 60 anos que me tornei física, mental, emocional e profissionalmente, e com uma causa."
Hoje ativista pelos direitos da mulher, a modelo diz que segue os exemplos da mãe, "uma mulher que tem a cabeça jovial, apesar de tudo que passou na vida", para aceitar bem o passar dos anos: a idosa faz caminhada todo dia, gosta de jogar cartas, palavra cruzada, tem um monte de amigo e ainda namora. E aponta outras inspirações.
"A gente tem que escolher o que a gente quer ser no futuro. Me inspiro demais em mulheres como Fernanda Montenegro, Marieta Severo e Costanza Pascolato, que falam de coisas importantes, que agregam."
Menopausa não é fácil, mas pode ser contornada
Logo depois de celebrar toda jovialidade, Luiza admite, no entanto, que o caminho não é fácil, principalmente quando se chega na menopausa. Na avaliação dela, a mulher deve ser muito bem preparada e acolhida para chegar bem nesse período.
"As mulheres têm que saber que a menopausa pode ser amenizada com tratamento hormonal. Tive os sintomas de calor, sono e irritabilidade, mas na mesma época descobri que tinha um mioma e passei pela histerectomia. Logo em seguida passei pela reposição, e hoje sou outra pessoa. Recuperei totalmente minha autoestima, meu sono, meu corpo voltou a ser o que almejo para a minha idade."
Fora as questões de saúde e bem-estar, Luiza acrescenta ainda a importância de manter a mente trabalhando.
"Faço curso de inglês, me aprofundo cada vez mais em estudos sobre a mulher. E é isso que todas nós devemos fazer: nos especializarmos e afastar, inclusive, o medo de ficar fora do mercado de trabalho porque está envelhecendo", finaliza.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.