Dia dos Namorados: conselhos para ajudar na hora de comprar o presente
Para você dar um bom presente, em primeiro lugar, você precisa estar presente! É o que acredita a psicóloga e escritora Cris Linnares."Para o presente do Dia dos Namorados causar impacto, precisa ser um símbolo do que eu gosto de chamar de " Mindful Love" —amor presente e atento", avisa
"O 'Mindful Love' é um convite a ficar presente e atento às necessidades, sonhos e desejos da sua parceira", continua ela, terapeuta de mulheres há mais de 20 anos. Cris conta que ao ouvir reclamações de decepção com os presentes, na verdade, a realidade é que estavam incomodadas com o fato de seus parceiros não estarem atentos à relação: "Ele não me escuta e não me conhece. Você acredita que ele me deu uma camisola verde?! Eu detesto essa cor! Todo mundo sabe disso, menos ele!"
"Presente certo é o homem conhecer o que a mulher gosta. Ela vai se sentir importante percebendo que ele sabe os seus gostos, que presta atenção nos seus interesses e, consequentemente, irá demonstrar ao presenteá-la", fala Monica Machado, psicóloga pela USP, fundadora da Clínica Ame.C. Você não deve levar em conta o que gosta nela, mas sim o que ela gosta!
Dicas práticas
Não é o valor monetário que vai garantir um bom presente, mas o valor de realmente escutar o que a sua parceira sonha, deseja e gosta. "E para isso, não tenha receio de fazer perguntas: "Qual a sua cor preferida? Que livro você gostaria de levar na nossa próxima viagem? Qual o maior sonho que você quer realizar?"", sugere Cris.
Como escolher certo? "Tente descobrir as marcas que sua namorada gosta, o tamanho de sapato e da roupa. Observe se ela usa brinco, colar ou anel (que você vai ter que dar um jeito de testar antes) e qual o tom prefere —dourado ou prateado", ensina a consultora de imagem e personal shopper Ana Pasternak.
O segredo é realçar pontos que ela já gosta. "Se ela adora mexer nos cabelos, um kit de uma loja bacana de make e cabelos ou vale-presente. Agora, se ela estiver incomodada com alguma coisa na imagem dela, não arrisque: vai dar troca (por exemplo, roupa, caso a pessoa esteja infeliz com seu corpo)", continua Ana.
Namoro recente X amor antigo
Acredite, nesse caso, as chances de acertar aumentam, pois existe o fogo da paixão do começo. "Presentes mais sensoriais como perfumes e flores costumam funcionar, assim como algo relacionado a hobbies.
Se é um relacionamento de anos, tem que caprichar mais. "A surpresa e o carinho contam muito já que a rotina às vezes tá on. Já fui contratada para comprar presente para a esposa pois o marido não sabia nem o número do sapato da mulher. Ele foi generoso: deu um guarda-roupa novo para ela de Dia dos Namorados. E eu como consultora passei uma planilha detalhada com os gostos da esposa para ele!", relembra.
Fórmula para errar
Pensar na casa, no gosto pessoal, comprar presente que você vai usar também ou simplesmente comprar por comprar (o que ainda é melhor que esquecer e comprar flor no farol) são fórmulas para errar feio. "Seja organizado. Abra o guarda-roupa dela, veja as marcas que usa, cores que têm no armário, tamanho, acessórios, perfumes e cremes, olhe bem para a sua namorada antes de sair, anota tudo no celular e vai!", fala Ana.
"Um erro, talvez, seria comprar algo que fosse beneficiar ou favorecer unilateralmente, presenteando mais a si próprio. Tente sempre pensar nas necessidades e desejos do outro na hora de escolher um presente especial", destaca Monica.
Combinado é combinado
O presente ideal também depende do momento de vocês dois. "Tenho amigos recém-casados que estão montando uma adega e de Dia dos Namorados vão se dar uns luxinhos combinados —fofo também, né? Mas tem que ser de comum acordo, com cumplicidade e intimidade", diz Ana. Experiências também valem como presente, desde que focados nela. "Experiências a dois, que agradem a sua parceira. Aquele show da banda favorita dela, ou uma degustação de vinhos", aconselha Monica. E viva o amor!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.