Muçulmana, feminista e nerd: Ms Marvel é heroína de nova série da Disney+
A série "Ms. Marvel" estreou nesta quarta-feira (8) no Disney+ conta a história de Kamala Khan (interpretada pela estreante Iman Vellani, de 19 anos): uma jovem nerd muçulmana de família paquistanesa que cresceu nos Estados Unidos e é fã de super-heróis, em especial da Capitã Marvel (Brie Larson).
A produção é mais uma das tentativas da Marvel para acabar com a hegemonia masculina entre os filmes e séries de super-heróis. Depois de lançar filmes de Viúva Negra e Capitã Marvel, chegou a vez de adaptar para uma série da Disney sobre a adolescente Kamala, a Ms Marvel. A série terá, a princípio, seis episódios, e sua história vai ser importante para entender os próximos filmes do chamado Universo Marvel.
Paquistanesa e muçulmana
Uma das coisas mais legais de Ms Marvel é que ela não é uma menina americana padrão. Sonhadora, Kamala é uma artista. Ela desenha incrivelmente bem, faz vídeos que são sucesso na internet, com narrativas e ilustrações, e adora super-heróis. Por isso, inclusive, o primeiro episódio da série tem até uma pegada mais infantil, algo que não costumamos ver nas produções da Marvel.
Enquanto ela está provando a roupa do casamento do irmão, uma amiga de sua mãe chega começa a falar mal de uma outra jovem que desistiu de um casamento arranjado e foi embora para a Europa para "se descobrir". Enquanto as mulheres ficam indignadas com a atitude, Kamala a defende por ter tomado essa decisão. Essa é a passagem mais feminista do episódio.
Talvez por ainda ser o começo da série, ela é tímida, não tem força para defender seus ideais e, mesmo não concordando com as ideias ao seu redor e com a vida rígida dos pais, ela segue todas as instruções sem muitas reclamações. Pode ser que, com seus poderes e a capacidade de ajudar Nova Jersey de perigos, sua postura mude.
Diferenças entre série e HQ
Quem leu a HQ percebe que a adaptação para a TV é um tanto diferente da história original. Na série, os poderes de Kamala surgem após ela usar um bracelete enviado por sua avó - que sua mãe (Zenobia Shroff) considera lixo e pede para que seja guardado no sótão. Nos quadrinhos, a jovem já tinha os poderes dentro de si que aparecem após um acontecimento em sua cidade.
Em uma entrevista à revista americana "Empire", Kevin Feige, o produtor da série, disse que a mudança de como ela adquire poder foi necessária por causa do momento em que Kamala entra no universo Marvel. Apesar de muitos heróis terem poderes adormecidos, não combinava com a situação atual da história.
Nesse primeiro momento, podemos ver que ela consegue "lançar", quase como um Homem-Aranha, raios de um poder magnético e esticar seus braços assim como o Senhor Fantástico. Provavelmente, conforme ela for dominando suas habilidades, mais possibilidades de uso dos poderes podem aparecer. É esperar pra ver...
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.