Rafa Kalimann: 'Influenciador não precisa se posicionar sobre tudo'
A apresentadora Rafa Kalimann foi uma das participantes do Universa Talks 2022, ao lado de Marcela Ceribelli, CEO da Obvious Agency, e de Bielo Pereira, apresentadora e empresária. A influencer falou sobre um assunto bastante recorrente para quem trabalha com redes sociais: o posicionamento. Questionada sobre o que esperam de famosos na internet, a ex-"BBB" afirmou que não é preciso falar sobre tudo.
"Me incluindo nisso também, eu criei expectativa sobre várias pessoas que acompanho. A gente tem que fazer esse exercício: criei expectativa de como gostaria que a pessoa fosse, como ela reagiria, o que falaria, o que ela pensa sobre determinado assunto, o que espero que a pessoa falasse. Queria que ela afirmasse o que eu pensava dela e quando ela fala e vai contra o que eu acredito, eu deixo de aceitar aquela pessoa que eu gostava. Esse está sendo o processo da internet, a gente espera que o outro seja real, a gente exige que seja real, mas não estamos preparados para lidar com a diferença do que a gente acredita", diz.
Segundo Rafa, isso foi algo que aprendeu logo depois de sair do reality show, já que achava que tinha de continuar mostrando 24 horas de seu dia para as pessoas.
"Quando saí do reality e cheguei em casa me senti na obrigação de levar para esse público tudo de mim porque eles tinham tudo de mim 24 horas por dia por 100 dias. Eu queria mostrar tudo, falar tudo, me posicionar diante de tudo. Ninguém sabe sobre tudo, errei várias vezes tentando fazer isso até que caí em mim de que preciso respeitar quem eu sou. É isso que conecta as pessoas a mim", disse ela.
'Não somos uma página de notícia'
Também presente no painel, a apresentadora e empresária Bielo Pereira afirmou que as pessoas esquecem que do outro lado também está um ser humano. "A galera esquece que não somos uma página de notícia, a gente é gente, igual a elas. A gente pode vir a dar nossa opinião, ou até mesmo não. Tem várias situações em que a galera chega e fala: 'você não vai se posicionar sobre isso?'. Eu respondo: 'não, obrigada'", diz.
Rafa Kalimann também falou sobre a política de cancelamento que ocorre hoje em dia nas redes sociais.
"Hoje a gente está sendo educado que existe um excesso. No começo, quando acontecia, a gente não se questionava sobre esse movimento do cancelamento. A gente via e pensava: 'nossa, fulano fez isso'. A gente nem procurava entender se de fato tinha acontecido. Agora estamos entendendo que existe um certo excesso e que precisamos olhar como um todo", disse ela.
CEO da Obvious Agency, Marcela Ceribelli esteve presente no debate e falou que as redes sociais acabaram trazendo uma cobrança muito grande, principalmente para as mulheres.
"Quando falamos da terra de ninguém, os cancelamentos, opiniões, temos que ter muito cuidado com nossa fala. Tentar, neste momento de pós-isolamento, ter muito cuidado, agora que estamos voltando a encontrar as pessoas presencialmente para ver se recuperamos um pouco da empatia que se perdeu quando todos viraram avatares", finalizou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.