10 produtos de skincare para usar antes dos 30 anos
De um lado, uma pressão para fazer procedimentos estéticos preventivos ainda desnecessários nessa fase. Do outro, é fato: quem cuida, tem pele mais bonita e saudável. É nessa fase que o olhar começa a perceber linhas, por exemplo.
Além disso, os primeiros sinais de danos causados pelo sol geralmente aparecem perto dos 30 anos, quando as habilidades reparadoras da sua pele começam a enfraquecer —manchas, pés de galinha e pele sem brilho. E como essas mudanças são, na verdade, um reflexo do comportamento passado, hora de prevenir!
Ao agir com antecedência, você pode ter um impacto significativo na saúde futura da sua pele. Qual a rotina de skincare realmente necessária e importante nessa fase? Tiramos as suas dúvidas a seguir.
1. Esfoliante
Quando você chega aos 20 e poucos anos, pode começar a ver os primeiros sinais de danos causados pelo sol ou pelo cigarro. "A esfoliação ajuda a remover a camada de células mortas e deixar a pele mais viçosa e menos opaca. Nessa idade, indico realizar entre duas a três semanas, com um esfoliante não muito abrasivo, porque são peles mais jovens e tendem a ser mais sensíveis", indica Fernanda Porphirio, dermatologista da Clínica Vanité, em São Paulo.
2. Protetor solar diário
Protetor solar, todos os dias, não é negociável, ok? Precisa ser de amplo espectro com FPS 30 ou superior. "O protetor solar incolor protege dos raios UVA e UVB, formando uma barreira de proteção, prevenindo o envelhecimento precoce e o câncer da pele. O com cor, além de proteger desses raios, também defende a pele da luz visível vinda dos computadores, televisão e lâmpadas fluorescentes, que possuem efeito cumulativo, causando manchas da pele", diz a dermatologista Lais Leonor, da clínica Dr. André Braz, no Rio de Janeiro.
3. Ácido hialurônico
"O ácido hialurônico é uma das substâncias mais estudadas na redução do envelhecimento. Ele ajuda na hidratação da pele e é interessante inclusive para quem tem pele oleosa", diz Valéria.
4. Limpador suave
De produtos de limpeza a dispositivos sônicos e esfoliantes, se você exagerar, pode deixar a pele irritada. É sempre bom ter um limpador suave à mão, especialmente de manhã, quando você só tem óleos naturais e o produto da noite anterior para limpar. "O objetivo da limpeza é prevenir a formação de cravos, diminuir o desencadeamento de inflamações, prevenir as lesões não inflamatórias e inflamatórias da acne. Além disso, melhorar a circulação, além de remover as células mortas", fala Lais.
5. Sérum de vitamina C
Ele funciona como uma camada adicional de proteção solar e também ajuda na produção de colágeno. "Ele potencializa a ação do filtro solar --em até 8x. Também ajuda a proteger da poluição. Então, todos devem usar", ensina a dermatologista Valéria Campos, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), especialista em laser pela Harvard Medical School.
Além disso, o uso desse antioxidante ajuda a neutralizar a produção de radicais livres, a combater o envelhecimento extrínseco, o surgimento de novas rugas, uniformizar o tom de pele e melhorar a flacidez. "A vitamina C aumenta a produção de colágeno e deixa a pele mais uniforme e luminosa", explica Lais
6. Um tratamento com retinol
Retinoides são capazes de tratar a pele, construir colágeno, e reverter o fotoenvelhecimento. "Dermocosméticos com ácido retinóico e seus derivados são indicados para tratar os danos das agressões externas, agindo na esfoliação, hidratação, clareamento da pele", fala Lais. "E o retinol acaba sendo uma opção interessante por ser mais suave e menos irritante", complementa Valéria.
7. Creme para os olhos
A pele ao redor dos olhos é a pele mais fina do corpo e um dos primeiros pontos a mostrar a idade. Hidratar a região previne o aparecimento de linhas de expressão. "Os cremes antiolheiras contêm ativos hidratantes, clareadores, antioxidantes, vasoconstritores, além de ativos rejuvenescedores para rugas finas", conta Lais.
8. Hidratante corporal
Quando você tem 20 anos, é fácil pensar apenas no rosto, mas também precisamos proteger nosso pescoço, peito, mãos e pés. "A textura da pele do rosto é diferente da do corpo, requerendo produtos específicos. No corpo, onde a pele é mais grossa, o toque do produto deve ser mais denso para, além de hidratar, estimular a renovação celular.
"Hidratantes também ajudam a pele a reter água na camada córnea, ficando mais protegida e macia", fala Lais. São ingredientes umectantes: glicerina, ureia, ácido hialurônico, lactato de amônio, colágeno. "Uma dica para quem não tem muita vontade de hidratar são os óleos de banho, que já funcionam como sabão e já ajudam a diminuir o ressecamento, depois é só secar o corpo gentilmente e dispensar o uso do sabonete", fala Valéria.
9. Demaquilante
Não tirar a maquiagem corretamente é um dos principais motivos da acne adulta, sabia? Por isso, capriche. Água micelar é um ótimo demaquilante para quem tem pele oleosa. "O cleansing oil vai limpar e desobstruir os poros, evitar o efeito rebote de oleosidade no caso da pele oleosa, pois não agride a barreira ou resseca demais", fala Lais. Mas, nenhum dos dois dispensa a lavagem do rosto com sabonete.
10. Lip Balm
A região da boca é frequentemente esquecida na rotina de cuidados. "Ela recebe o sol, perde hidratação e também envelhece. Porém, costumamos dar conta disso apenas quanto os sintomas aparecem, como linhas da boca mais marcadas e batom borrando com frequência", fala Fernanda. Por isso, vale utilizar lip balm hidratante diariamente. Busque ativos como manteiga de karité e ácido hialurônico para usar à noite. E pela manhã hidratante labial com protetor solar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.