Casaco puffer é hit do inverno: veja 10 peças e por que você vai ter uma
Doudoune, michelin, down jacket ou puffer. Denominações não faltam para se referir a um dos hits deste inverno: os casacos acolchoados, leves e quentinhos, vindos diretamente das estações de esqui para as ruas. Nos últimos desfiles internacionais, eles apareceram nas passarelas mais concorridas do mundo e ganharam status de item fashion. Marcas como Balenciaga, Jacquemus e até Chanel fizeram suas versões.
Mas a verdadeira responsável pela glamourização das jaquetas de gominhos foi a Moncler. Nascida em 1952 em Monestier-de-Clermont, pequena vila nos Alpes franceses, a grife tinha seu foco voltado justamente para os esportes de inverno. Os anos passaram, a moda ganhou contornos cada vez mais inspirados no streetstyle e a marca passou por um reposicionamento que aproveitou sua expertise para transformar seus produtos em objetos de desejo fashion, sem perder a fidelidade dos esquiadores e snowboarders chiques.
De lá para cá os doudounes caíram no domínio público, sendo reproduzidos, ano após ano, por inúmeras marcas, com diferentes shapes, materiais e preços, indo do mais basiquinho, que vendeu e segue vendendo horrores na Uniqlo, magazine japonês de roupas casuais com filiais nas principais capitais do mundo —o Brasil, infelizmente, ainda não faz parte da lista— e que tem como carro-chefe o look acolchoado, até as exclusivíssimas maisons.
"As puffers invadiram os guarda-roupas de inverno. O mais legal é que era um item esportivo, e hoje, dependendo do corte e do tecido, pode ser usado até com vestido de festa. Em um evento de gala, em vez de usar um casado de pele —superdatado e politicamente incorreto—, vale apostar em uma puffer linda que vai deixar o look muito mais descolado", ensina o stylist Rapha Mendonça.
Fato é que a peça, considerada feia e deselegante por muita gente, é a queridinha do momento, tanto aqui como ao redor do mundo. Das Kardashian até Kate Middleton, passando por estrelas de Hollywood e da música, como Billie Eilish, Rihanna e Jennifer Lopez, todas aderiram.
E claro que as grandes marcas, como C&A, Renner e Riachuelo, entre outras, não iam ficar fora dessa e incluíram vários modelos puffer em suas coleções de inverno 2022 —ao que tudo indica, os casacos de gominhos vieram para ficar e devem seguir esquentando por muitas temporadas ainda.
O stylist Rapha Medonça dá algumas dicas para quem quer investir em um modelo acolchoado e arrasar nos dias mais frios:
Proporções são importantes
Por serem peças volumosas, o ideal é fazer um contraponto com a parte de baixo. Para não errar, a dica é usar com uma legging ou uma saia ajustada, por exemplo. Também fica incrível com vestidos mais sequinhos, curtos ou mídi.
Marque a cintura
Outro truque de styling que funciona bem é o uso de cinto por cima dos casacos mais compridos. Marca a cintura e dá um ar mais elegante.
Bem-vestida na festa
Uma jaqueta ou casaco com tecido mais chique pode ser usada tranquilamente para sair à noite ou por cima de uma roupa de festa. É ousado e moderno.
Guarde bem
Dica prática: como essa peça faz muito volume no guarda-roupa, nos meses mais quentes, quando não estiver usando, coloque naquelas embalagens a vácuo, que protegem e ocupam pouquíssimo espaço. Essa tática também vale na hora de fazer a mala.
Para apostar
Confira alguns modelos disponíveis no mercado:
O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.