Conversa de Portão #64: O que fazem assessores políticos?
A jornalista Juliana Gonçalves é coordenadora de articulação política da deputada estadual Erica Malunguinho, eleita em 2018 como a primeira deputada estadual trans do Brasil, por São Paulo. De militante do Movimento Negro, mestranda em estudos culturais na USP e integrante da Marcha das Mulheres Negras de São Paulo ela se viu, de repente, do lado de lá da política, vendo e vivendo os seus bastidores.
Neste episódio de Conversa de Portão, ela conta um pouco sobre esses bastidores para Mayara Penina e Jéssica Moreira e desmistifica o papel do assessor parlamentar, muitas vezes caricaturado e, segundo ela, mal interpretado.
"Antes de eu entender tudo isso lá de dentro, eu também tinha o pior imaginário possível dessa função. Eu imaginava pessoas descomprometidas com a pauta, com o ego inflado, querendo ser a pessoa mais importante ali, ou até mesmo uma posição muito ruim de blindar essa pessoa que foi eleita, em vez de construir pontes", diz a partir de 6:25 do arquivo acima.
Juliana diz que a assessoria parlamentar dá condições para a pessoa que foi democraticamente eleita, que foi escolhida pelo povo, cumprir o seu projeto político. Dá respaldo para que ela cumpra as suas propostas. "Além disso, é nosso papel cobrar o Estado, cobrar o governo porque essa estrutura toda, que é paga também com o nosso dinheiro, precisa funcionar em prol do povo" (a partir de 10:30 do arquivo acima).
O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.
Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.