Topo

Marte em Touro afeta finanças pessoais até agosto: como se precaver?

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Thaís Lopes Aidar e Claudia Dias

Colaboração para Universa, de Universa

15/07/2022 04h00

Se as contas não estão fechando e a vida tem dado umas reviravoltas inesperadas nos últimos dias, pode ser culpa de Marte em Touro. Desde o último dia 5, o planeta se encontra no segundo signo do zodíaco, provocando alguns imprevistos na rotina. Mas não é só isso que pode estar afetando.

No momento em que entrou no espaço taurino, automaticamente Marte formou uma conjunção com Urano, ou seja, fez surgir uns dos cenários mais poderosos da astrologia, que ocorre quando dois astros estão bem próximos ao mesmo grau num signo ou, também, no ponto do mapa.

"Urano é um planeta que fica posicionado no mesmo signo por sete anos. Entrou em Touro em 2019 e ficará ali até 2026", fala Yara Vieira, astróloga do Astrocentro.

Há, ainda, uma terceira situação no atual cenário astrológico: Marte também está fazendo quadratura com Saturno. Para quem não é familiarizado, é quando a posição de dois planetas formam um ângulo de 90 graus e, devido à distância entre eles, é como se a energia de ambos entrasse em conflito, gerando um bloqueio.

Yara explica que Saturno está em Aquário desde 2021 e deve ficar ali, emanando essa energia, até 2023, já que seu trânsito demora três anos para mudar de posição. Tal combinação incomum no céu é uma das responsáveis pelos imprevistos financeiros e no dia a dia, mas está prevista para acabar em breve.

"O final dessa energia ocorrerá quando Marte, que é um planeta que possui sua movimentação mais rápida, entrar em Gêmeos, no dia 20 de agosto", conta Yara.

E o que tudo isso quer dizer?

A chegada do planeta da ação (Marte) no primeiro signo do elemento Terra (Touro) mexe no bolso, infelizmente. Afinal, o signo representa moedas e finanças, enquanto o astro fala sobre desejo e guerra. Além disso, Saturno é responsável por disciplina e esforço, logo, o momento é de muito trabalho, que exige controle dos impulsos.

Além de todos os envolvidos, o signo de Escorpião passa a influenciar esse momento astrológico, pois a conjunção Marte-Saturno faz quadratura com os nodos lunares. Assim, como Touro está ao Norte, seu oposto Escorpião está ao Sul e também é atingido por essa energia dos planetas.

"O cenário já é um quadro de teimosia, intolerância e intransigência, e ainda recebe a energia escorpiana. Isso significa que o destino econômico, a alimentação, as riquezas materiais e a segurança física - representadas por Touro - são abalados pela ação determinada e estratégica dessa conjunção, e atendem às demandas mortíferas, destruidoras, transformadoras e intensas de Escorpião", explica a astróloga Nina D'Oyá Igbalé, do Astrocentro.

Influências coletivas

Individual ou coletivamente, o fato é que todos serão afetados por esse momento astrológico. Segundo Nina, a energia de Saturno "empresta" a Marte um pouco de paciência, organização e planejamento para suas ações. Do mesmo modo, o planeta da guerra solicita forças saturnianas mais antigas e bem preparadas para o combate.

Do ponto de vista coletivo, o cenário de guerra tende a ser influenciado com mais organização, disciplina e continuação dos ataques. Quem está nesse jogo se coloca em uma posição mais firme e determinada tanto de ataque, quanto de defesa.

Já com relação às influências individuais, a junção de Marte e Saturno proporcionam mais direcionamento nas ações pessoais, quando planejadas, estudadas e prudentes. A astróloga Nina destaca que a busca por resultados e concretização de objetivos pedem paciência, persistência, esforço, disciplina e organização, além de bastante atenção ao que já deu certo naquele sentido, como experiências e testes.

O impacto da conjunção nos signos

De acordo com Nina D'Oyá Igbalé, analisar o mapa astral é a melhor forma para saber como a movimentação astrológica do momento afeta a vida das pessoas. Porém, com base no signo solar ou no ascendente, ela aponta as principais probabilidades de impacto da conjunção para cada signo.

  • Áries: mudanças nos valores e questões financeiras.
  • Touro: mudanças gerais, de comportamento e em todas as áreas da vida.
  • Gêmeos: mudanças internas, que futuramente vão refletir na jornada individual.
  • Câncer: mudanças nos planos e projetos de vida e, ainda, nas amizades.
  • Leão: mudanças na carreira e no destino.
  • Virgem: mudanças de crenças, ideias e filosofia de vida, com viagens inesperadas.
  • Libra: mudanças profundas na vida, acesso às questões inconscientes e urgentes, também ligadas ao sexo e ao dinheiro.
  • Escorpião: mudanças nas relações, como casamento ou sociedade, e na forma de se relacionar.
  • Sagitário: mudanças na rotina, no trabalho e na saúde.
  • Capricórnio: mudanças no amor, nos prazeres e até com os filhos, se tiver.
  • Aquário: mudanças na casa e na família.
  • Peixes: mudanças na forma de pensar e de se comunicar, com movimentos inesperados sobre assuntos, cursos e viagens.

Dá para se precaver?

Diz a astróloga do Astrocentro que não há muito o que fazer. "Como é uma tendência dos astros, não tem como nos livrarmos dessa influência - que não será igual para todos os signos", salienta.

Por conta disso, o que pode ser feito apenas é trazer a capacidade de adaptação para essa energia tensa. Também é importante entender que, como se trata de um momento que afeta determinada área da vida, é importante ficar atento às mudanças que surgirem e não insistir naquilo que não dá certo.