Com participação recorde, mulheres são maioria do eleitorado brasileiro
Há 20 anos, as mulheres são maioria do eleitorado brasileiro, de acordo com os dados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na segunda-feira (11). Neste ano, o número, que representa quase 52,7% do total dos eleitores aptos para votarem no país, bateu um novo recorde: já são 8,33 milhões de eleitoras a mais do que os eleitores. Em dados gerais, temos mais de 82,3 milhões de mulheres que podem votar, contra mais de 74 milhões de homens.
Ainda segundo o TSE, a proporção do eleitorado feminino está atingindo níveis cada vez maiores a cada ano que passa. Em 1989, elas representavam 49% do total, em 1998 o percentual foi para 49,9% e se tornaram a maioria dos brasileiros aptos para votar em 2002, com 50,9%.
Mulheres são maioria em todos os estados
Em todo os estados do país, as eleitoras já são maioria da população apta a votar, porém em alguns estados esse valor se mostra mais acentuado do que em outros, como podemos ver no Distrito Federal, Rio de Janeiro e Pernambuco, onde as porcentagens chegaram a 54,09%, 53,92% e 53,58% do total, respectivamente.
As menores quantidades de eleitoras são encontradas nos estados do Tocantins, Mato Grosso e Pará, com 50,87%, 50,84% e 50,41% do total dos aptos para votar, respectivamente.
Além do aumento da quantidade de eleitoras, os dados do TSE também mostraram que houve um crescimento acima de 6% na quantidade total de pessoas aptas para votar no país. Em relação à última eleição presidencial, houve um aumento de 9,1 milhões de eleitores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.