Dia do Batom: maquiadores ensinam a aplicar o produto sem borrar
Dia 29 de julho é comemorado o Dia do Batom e não tem item de maquiagem mais clássico. Ele ficou sumido durante muito tempo na pandemia —coberto pelas máscaras ou guardado no nécessaire e agora volta a dar cor viva aos lábios.
Para isso, precisam bem aplicados e nem sempre é tarefa simples. Universa convidou profissionais da área para darem dicas certeiras de como não errar na aplicação do batom.
Muita hidratação
"Mantenha a hidratação dos lábios, e não só uma vez por dia. É entender que a superfície tem que estar sempre saudável, hidratada e bonita, especialmente durante o tempo seco. Para evitar borrar, o ideal é que você opte por batons mais cremosos, se for uma cobertura opaca ou semi opaca é melhor porque adere melhor à superfície dos lábios. Mas para isso, os lábios precisam estar saudáveis para receber a camada de batom."
Fabi Gomes, maquiadora e colunista de Universa. Seu batom preferido é o Ruby Woo, da MAC
Demaquilante nos lábios
"Gosto primeiro de esfoliar o lábio e hidratá-los com lip balm. Enquanto aplico a maquiagem, deixo o hidratante agindo, mas retiro ao final e limpo a região com demaquilante. Uso um lápis para desenhar o contorno da boca e sugiro que as mulheres optem por batons com uma durabilidade maior, aqueles com efeito 24 horas, ou que sejam mate. Para finalizar, uso um pó translúcido solto, bem suave, com pincel."
Rodrigo Costa, maquiador. Seu batom preferido é Blush Rcbeauty Stick Multi Creamy 04, da RCBEAUTY
Contorno com pouco produto
"Um truque que recomendo é alinhar e trazer simetria aos lábios no final da aplicação, principalmente quando o batom é escuro. Isso ajuda a preencher a boca com mais facilidade. Com um pincel língua de gato, aquele bem pequeno e achatado, você vai desenhando as bordas com o próprio batom que aplicou. Deixe a mão bem leve e use pouco produto para não correr o risco de borrar e desalinhar o formato dos lábios."
Angélica Silva, beauty expert e maquiadora da Liga da Beleza Universa. Seu batom preferido é o Caramelindo, da quem disse Berenice?
Use o próprio aplicador
"Se o batom é aquele líquido gloss, de aplicador, eu uso o próprio aplicador, para fazer o contorno no lábio, tirando o excesso do produto. E depois retoco com o pincel sem pegar mais do batom. Às vezes, a grande quantidade aplicada faz o produto vazar. Uma outra dica é limpar o contorno do batom, assim você acabará fazendo o contorno da boca com a base que você usou no resto do rosto."
Carol Romero, beauty artist. O batom preferido dela é o Uncensored, Fenty Beauty
Para dar volume
"Para ter um lábio mais volumoso deline com o tom real da boca, dando uma leve aumentadinha nas laterais, para ter a sensação de aumento. Para completar, finalize com um gloss mais natural, não tão melado."
Suzana Galante, maquiadora do ONE|SP. Seu batom preferido é o Dior Addict Lip Glow 004
X no arco do cupido
"Hidratar os lábios é tão importante quanto hidratar a pele. Minha dica é esfoliar para que as pelinhas ressecadas sejam eliminadas, criando uma textura macia. Vale aplicar um preparador de lábio, que é opcional, mas vai ajudar com que o batom fixe por mais tempo e não escorra entre as linhas finas em torno dos lábios. Para criar uma simetria, faça um x no arco do cupido da boca na hora de contornar a região com lápis. Aplicar o batom com pincel plano ajuda a dar mais precisão."
Katia Araujo, maquiadora nacional da M.A.C. O batom preferido dela é o Feel So Grand Retro Matte Líquido, M.A.C
Eles não duram para sempre
É difícil dar adeus a sua cor de batom preferida, mas é necessário tomar cuidado para evitar o uso de produtos vencidos. Além da possibilidade de alteração na textura e cor, usar um batom fora do prazo de validade pode causar alergia.
"O batom tem algumas características típicas. Quando o produto está vencido, a bala, que é o bastão de cor, fica rancificado. Na formulação, usa-se muita cera e quando ela oxida, além de alterar o cheiro, pode haver mudança na cor, causando sensibilidade labial, irritações e processos alérgicos", alerta Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica especialista em cosmetologia.
Segundo a especialista, a validade deste produto varia de 24 a 36 meses. Mesmo que não haja data limite de uso na embalagem, dá para ter uma ideia de até quando é possível deixá-lo no nécessaire.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.