Topo

Inspira

Ideias para uma vida mais plena


Vai viajar sozinha? Veja dicas certeiras de mulheres que rodaram o mundo

Carol Palhares na Itália: viagens solo há 12 anos - Arquivo pessoal
Carol Palhares na Itália: viagens solo há 12 anos Imagem: Arquivo pessoal

Priscila Carvalho

Colaboração para Universa, do Rio de Janeiro

21/08/2022 04h00

Desde 2017, quando comecei a viajar sozinha pelo Brasil e por alguns países, recebi diversas perguntas como: 'mas você vai sozinha?' e 'não tem medo?'. Ainda é comum causar estranheza quando falamos que vamos conhecer algum lugar sem a companhia de outra pessoa.

Claro que a insegurança bate, mas depois de muitos anos explorando locais, aprendi a lidar com os imprevistos durante as viagens. Além disso, conversar com outras viajantes solo facilitou o processo e me fez aprender e colocar em prática dicas de segurança para evitar problemas.

Cair na estrada sozinha não precisa ser algo de outro mundo, mas requer, sim, alguns cuidados. Pensando nisso, montamos listamos algumas dicas para quem pretende fazer sua primeira viagem sozinha, está com de medo e não sabe por onde começar.

Comece explorando lugares perto da sua casa

Antes de começar a viajar por uma cidade ou país, tenha em mente que a coragem para explorar lugares não vai vir do nada. É importante conhecer locais próximos do seu bairro ou cidade antes de cair na estrada sozinha.

Priscila Carvalho, autora desta reportagem, em viagem a Paris  - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Priscila Carvalho, autora desta reportagem, em viagem a Paris
Imagem: Arquivo pessoal

O ideal é ir a um café que gosta bastante, um parque ou lugares turísticos menores para se ambientar e, dessa forma, ter mais confiança em realizar atividades sem a presença de outra pessoa. Quando se sentir mais à vontade, inicie por estados dentro do Brasil e cidades mais badaladas.

Ao se hospedar, procure hostels, onde é possível fazer mais amizades. Se não gostar de dividir quarto, opte por uma acomodação privativa, mas use partes comuns do local, que sempre é rodeado de festas, passeios e atividades em grupos.

Por último, inicie viagens internacionais em países próximos ao território brasileiro.

Não fale que está sozinha

Ao iniciar sua primeira viagem, não fale que está sozinha. Dessa forma, é mais fácil garantir a segurança e evitar qualquer problema. A sugestão é dizer que há uma pessoa te esperando em algum local.

Tenha números e endereços anotados em um papel

É recomendado sempre anotar números de algum parente ou pessoa próxima em um papel, além do endereço da hospedagem que vai ficar. O ideal é não confiar somente no celular, já que você pode ser furtada ou roubada.

Tenha alguns contatos de emergência e, pelo menos, o endereço da primeira acomodação que vai ficar.

Saiba os contatos de emergência de cada local

O recomendado é saber números de emergência quando estiver em algum outro país ou estado. Anote contatos da polícia local, bombeiros, táxi e outros serviços.

Também é importante ter em mãos os endereços da embaixada e consulado brasileiros em cada território, caso tenha uma emergência. Órgãos internacionais podem ajudar em diversos assuntos, que incluem perda de passaporte e outras demandas mais complexas.

Tenha atenção com os documentos

É necessário ter muito cuidado com documentos, cartões e dinheiro durante as viagens. Se estiver em um hostel, certifique-se de que o local tenha armários para deixar os bens, além da mala. Em hotéis, veja se há cofre ou outro compartimento que permite colocar itens de valor.

A coordenadora de projetos de sustentabilidade Carol Palhares viaja sozinha há 12 anos, e quando o assunto é segurança com seus pertences, ela ressalta ter atenção redobrada. Por já ter passado apuros, hoje em dia a viajante tem várias estratégias. "Carrego meus documentos sempre junto ao corpo, com doleira, quando estou em hostel levo comigo até pro banheiro, tranco no armário e levo a chave junto", diz.

Compartilhe sua localização

O ideal é sempre compartilhar sua localização com alguém da família. Não precisa ser em tempo real ou a todo momento. Mas é importante que pessoas próximas, como pai ou mãe, saibam onde você está hospedada.

"Acho extremamente importante informar alguém de confiança sobre a viagem para pessoa poder te ajudar caso precise", afirma Mariana Barboza, que viaja sozinha desde 2016 e fez seu primeiro mochilão passando por Rio de Janeiro (RJ), Salvador e Ilhéus (BA), Vitória e Vila Velha (ES) e Campinas (SP).

Também é recomendado criar uma espécie de "palavra-chave" entre você e algum familiar ou parente próximo, para usar caso esteja em uma situação de perigo. Use códigos que só vocês sabem e que, dificilmente, outra pessoa saberia dizer. É importante combinar antes e pessoalmente, e não tê-lo salvo em nenhum computador ou celular.

Faça amizade e procure rede de apoio

Gabrielly Sadovski em Nova York: 'Faça amigas e conheça pessoas que também estão sozinhas' - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Gabrielly Sadovski em Nova York: 'Faça amigas e conheça pessoas que também estão sozinhas'
Imagem: Arquivo pessoal

É muito comum existir grupos, principalmente no Facebook, de brasileiras que vivem no exterior há muitos anos. Caso esteja de passagem por um país e deseja fazer amizades, ou perceba que está em uma situação de perigo, um grupo assim pode ser um bom suporte.

"Dá para fazer amigas, conhecer outras pessoas que estão viajando sozinhas. É importante ter a rede de apoio de outras mulheres", diz a trainee Gabrielly Sadovski, que já viajou sozinha para locais como Mykonos, na Grécia, Paris, na França, Barcelona, na Espanha e Nova York, nos Estados Unidos.

Não beba a ponto de ficar vulnerável

"Nunca bebo demais porque em viagem solo não é uma boa ficar vulnerável. É triste aconselhar isso, mas infelizmente as coisas são diferentes para mulheres", ressalta Carol.

Por isso, é muito importante não ingerir bebidas alcoólicas a ponto de ficar inconsciente e também não compartilhar copos com estranhos. Não há problema nenhum ir à balada sozinha, mas deve-se tomar bastante cuidado em alguns lugares e países.

O que levar na mala ou bolsa?

Além de dicas práticas, é ideal pensar em itens que são indispensáveis na hora da primeira viagem solo. Um desses é o cadeado, para usar tanto em armários quanto em malas.

Algumas bagagens já possuem cadeado próprio, por meio de senha, mas não são todas que possuem essa facilidade. É importante levar sempre o acessório para usar em locais como hostels e garantir ainda mais segurança aos bens. Leve um ou dois e coloque na mala ou no armário do hostel depois de guardar o mochilão ou mala convencional.

Também é aconselhado levar uma doleira ou pochete para guardar documentos, dinheiro ou cartão na hora de sair para turistar pelos locais.

Gabrielly também recomenda usar uma tranca de porta interna, que pode ser um acessório a mais na segurança das mulheres, principalmente se elas estiverem sozinhas e inseguras. "Nem sempre o hotel que você está é seguro. Com a tranca, a única pessoa que consegue entrar no quarto é você e é possível dormir tranquila", explica.

Dicas (extras) para garantir a sua segurança e que me ajudaram nesses anos:

  • Procure hospedagens perto do centro em vez de na praia. Se estiver sozinha e quiser sair à noite, é mais fácil ir e voltar daquela região. Quando for à praia, ainda será de dia e terá mais pessoas na rua e, por isso, será menos arriscado fazer determinado caminho;
  • Ouça sua intuição. Alguns sentimentos raramente falham e se você não está se sentindo tranquila naquele lugar, não arrisque;
  • Se for seguida, cumprimente ou comece a andar com alguma mulher ou grupo na rua e finja que conhece eles para despistar qualquer pessoas que esteja seguindo você;
  • Não faça nada diferente do que você costuma fazer no dia a dia na sua cidade;
  • Não ande em locais escuros e que você se arriscaria em dias normais.