Topo

Skincare dos seios: prepare-se para essa nova onda de cuidados com a pele

Por conta da pele dos seios e do colo ser mais fina do que a de outras áreas do corpo, é mais propensa a rugas e perda de firmeza  - Getty Images
Por conta da pele dos seios e do colo ser mais fina do que a de outras áreas do corpo, é mais propensa a rugas e perda de firmeza Imagem: Getty Images

Karina Hollo

Colaboração para Universa, em São Paulo

23/08/2022 04h00Atualizada em 23/08/2022 11h44

O movimento de "skinificação" de cuidados da pele do rosto para diferentes partes do corpo foi acelerado pelo período de quarentena. Do aumento de cuidados com o couro cabelo e da pele do bumbum, a onda agora é o cuidado com a região dos seios.

"A 'skinificação' é um movimento que a WGSN acompanha desde 2017 e que consiste na transferência da atenção dada a área do rosto para também outras regiões do corpo. Esse movimento ganhou ainda mais força no período pandêmico impulsionado pela nossa maior busca de cuidados pessoais e de autocuidado", fala Nicole Silbert, especialista em tendências na WGSN, empresa líder em tendências de comportamento e consumo.

"Impulsionado pela forte influência do skincare em outras categorias e pela normalização dos cuidados com as regiões íntimas, a área dos seios será a mais nova região a ganhar um grande foco de autocuidado até 2025", aposta ela.

Cuidados específicos

Segundo dados do Google Trends, as buscas globais por "creme para seios" e "óleo firmador de seios" aumentaram em 60% e 250% nos últimos 12 meses e existe a previsão de continuar crescendo nos próximos anos.

Por conta da pele dos seios e do colo ser mais fina e delicada do que a de outras áreas do corpo, ela é mais propensa a rugas e perda de firmeza. "Esta área é mais propensa à flacidez por um conjunto de fatores: o fato de não haver tantas glândulas sebáceas na região, espessura da pele e perda de sustentação da pele pela perda de volume dos seios ao longo dos anos", fala Lidia Machado, dermatologista da Clínica Juliana Piquet, no Rio de Janeiro.

Skincare seios - Getty Images - Getty Images
"Impulsionado pela normalização dos cuidados com as regiões íntimas, a área dos seios ganhará foco de autocuidado até 2025", diz Nicole Silbert, especialista em tendências na WGSN
Imagem: Getty Images

Por isso, ativos antienvelhecimento para os seios têm sua vez. "Assim como na área de skincare, veremos emergir produtos com propriedades e ingredientes antienvelhecimento, com fórmulas ricas em ceramidas e ácidos graxos que ajudam no tratamento de linhas e flacidez, além de colágeno, peptídeos e ácido hialurônico", aposta Nicole.

Por ser uma área coberta pela roupa a maior parte do tempo, não é necessário uso diário de filtro solar. "Produtos que mantenham a hidratação são fundamentais. Ativos que redensifiquem a pele e aumentem a sua espessura são muito bem-vindos em caso de flacidez e enrugamento", diz Lidia.

Suor e acne

Também vieram à tona temas pouco glamourosos ou considerados tabus —como suor abaixo dos seios e acne na região do colo. "Cremes contendo substâncias antitranspirantes, roupas e sutiãs de algodão e sem elástico (tipo top) e até toxina botulínica podem ser usados no caso de suor abaixo dos seios", conta a dermato. Já da acne, é preciso descobrir a origem: "Excesso de cremes, óleos, suplementos vitamínicos e medicamentos podem causar quadros muito semelhantes a acne. O uso de secativos e medicamentos de uso tópico e até oral podem ser necessários", fala Lidia. Em tempo: enxaguar o cabelo com condicionador e não lavar as costas depois pode provocar acne corporal no colo. "O uso de condicionadores, cremes de pentear ou óleos capilares podem desencadear ou piorar a acne na região, devido ao contato dos produtos com a pele", alerta a dermatologista Michele Monteiro.

Skincare seios - Getty Images - Getty Images
Ativos com centelha asiática, óleos vegetais como de rosa mosqueta e colágeno hidrolisado oral podem contribuir para o espessamento dessa pele", diz a dermatologista Lidia Machado.
Imagem: Getty Images

Nicole aposta também que veremos surgir uma maior oferta de produtos voltados para a saúde das mamas e cuidados pós-cirurgia, como os que ajudam na cicatrização e melhora da aparência de cicatrizes de mastectomia.

Produtos específicos

De opções de talcos a máscaras e séruns, você vai começar a notar uma variedade de alternativas para o cuidado dos seios muito em breve. "Caso haja perda importante de volume os cremes não serão suficientes. Ativos com centelha asiática, óleos vegetais como de rosa mosqueta e colágeno hidrolisado oral podem contribuir para o espessamento dessa pele", finaliza Lidia.

Para experimentar

Creme firmador de busto Cocoa Butter, Palmer's

Preço: R$ 100,99*

Loção firmadora de seios e glúteos, Dermare

Preço: R$ 49,90*

O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial.