'Influencer da roça' faz sucesso no TikTok e já fez até publi da Shein
"Acho que a vida simples é uma terapia para muita gente", diz Maria Lúcia, a agricultora aposentada de 58 anos que já acumula 2,8 milhões de seguidores no TikTok. Moradora de um pequeno sítio no município de Riachuelo, no interior do Rio Grande do Norte, a "influencer da roça", compartilha vídeos do seus dia a dia. Acordar cedo, colocar comida para as galinhas, fazer skincare, cozinhando aquilo que vai comer no dia, visitar a família estão entre as atividades diárias da influencer na rede social de vídeos.
Os likes e seguidores da influenciadora, que já participou do MTV Miaw de 2022, só aumentam ja fez publicidade para marcas grandes como Shein, Sallve, Boticário e Hidrabene. No entanto, continua fazendo suas publicações de forma natural e sem muita pretensão, apenas mostrando o dia a dia. "Eu fiquei surpresa com a reação dos seguidores, porque é uma coisa tão simples. Estava filmando porque gosto de animais e da natureza, mesmo sem pensar se as pessoas iam gostam", conta Maria, a Universa.
Os animais também fazem sucesso entre o público. Galos, galinhas, cachorros e até cabritos são personagens marcados nos vlogs. E todos têm um nome: João Gomes, Maísa, Mansinho, a Namorada de Mansinho, Nazaré Tedesco, Caramela, Chico Galego, Jeovanny e Belinha. Além da conta do Tiktok, a potiguar também está presente no Instagram com 332 mil seguidores.
Filha que postou primeiro vídeo
Maria Lúcia sempre viveu na zona rural do Rio Grande do Norte. Quinta de 11 filhos, nasceu em Caiçara do Rio do Vento, cidade potiguar com pouco mais de 3 mil habitantes. Na época, a gente plantava algodão, milho, feijão. Já adulta, quando não estava trabalhando como agricultora, ia para Natal trabalhar como babá, empregada doméstica e também numa fábrica de roupas.
Radira Araújo, uma das filhas da agricultora aposentada, sabendo que a mãe gostava de fazer vídeos, foi a responsável pela criação da conta na rede social.
Usando a desculpa que gravaria a mãe experimentando doces do Carlo's Bakery para mostrar aos três irmãos, ela fez e postou o vídeo em segredo na conta criada para Maria. Vendo que a postagem teve milhares de visualizações, a filha resolveu contar da existência da página.
"Eu fiquei assustada com as mensagens que apareceram no meu celular. Daí minha filha falou que eu tinha TikTok. Eu sabia o que era, mas não sabia mexer. Quando fui olhar tinha mais de 100 pessoas me seguindo e fiquei muito feliz. No dia seguinte tinha 500 seguidores, até fiz um bolinho para comemorar", fala Maria.
Depois disso, foi só sucesso: em menos de um mês o número de seguidores saltou de 500 para 6 mil. A influencer da roça gravava os vídeos, e a Radira editava e publicava.
"Não imaginava que ia chegar em tudo isso. Quando chegou em 10 mil, fiquei a noite toda sem dormir. Recebi um monte de mensagem, as pessoas falando que eu era alegre e que era para continuar fazendo minhas receitas", Maria Lúcia, a influencer da roça
No início, Maria, que sempre gostou muito de cozinhar, postava vídeos de receitas e de restaurantes que tinha visitado. Mas as coisas mudaram depois de dois meses, porque o ex-marido acabou sendo intubado por conta da covid.
A potiguar, que estava em São Paulo na casa do filho com Radira, deu uma pausa na criação de conteúdo e voltou, junto com as filhas, para o Rio Grande do Norte para cuidar do ex.
Em março deste ano, quando ele melhorou, ela e a filha voltaram para Riachuelo, e passaram a fazer publicações na rede social, mas em outro tipo de formato: os vlogs.
Mesmo tendo se tornando muito conhecida, a influencer diz que a vida continua igual. As únicas diferenças são: está mais feliz com as mensagens carinhosas que recebe e quando chega nas cidades, onde vai visitar, as pessoas a procuram saber onde está para a encontrarem e tirarem fotos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.