Fabi Gomes ensina a fazer o delineado da Amy Winehouse de um jeito fácil
Inconfundível: é assim que o delineado usado pela cantora Amy Winehouse pode ser definido. De formato grosso e bem preenchido, ele costuma ser um desafio para quem ainda está começando no mundo das canetas e géis pigmentados.
Mas a maquiadora e colunista de Universa Fabi Gomes garante que pode ser até mais fácil começar pelos traços maiores do que por aqueles mais finos e delicados, que exigem muita precisão. Veja a seguir os truques ensinados no quinto episódio do "E aí, Beleza?", no quadro "Make Sem Drama". O visual foi inspirado na cantora Ana Cañas.
Para começar, deixe a pálpebra sem sombra. Aplique somente alguns pontos de luz com a ajuda de uma caneta iluminadora e espalhe dando batidinhas com o dedo anelar. O resultado é bem discreto, mas já deixa o look diferente.
Agora, comece pela parte externa do olho. Molhe um pincel chanfrado grande em um delineador à base de gel. Antes de aplicar na pele, tire o excesso do produto nas mãos. Na hora de fazer o traço, deixe o pincel na diagonal —já que a ideia é que a curvatura fique bem empinada, como a da Amy.
Veja também se o final do traço não está esbarrando ou emendando na sobrancelha. É bom deixar um espaço entre os dois, caso contrário o look tende a ficar mais carregado.
Em seguida, feche o olho que está sendo maquiado e posicione o dedo indicador no canto interno, a fim de deixar a pálpebra bem estabilizada. Quando sentir firmeza, ligue o final do traço com o meio do olho. Depois, com os olhos abertos, faça os ajustes que precisem ser feitos. Caso prefira um acabamento mais arredondado do que geométrico, use um pincel lápis e um pouco mais de produto para curvar a ponta do traço.
O passo seguinte é colocar o dedo indicador na têmpora e puxar o canto externo do olho. Então, aplique o delineador no canto interno, juntando com a parte do desenho que já está feita. Para fazer o acabamento, use um pincel chanfrado limpo umedecido em uma pequena porção de hidratante para os olhos à base de silicone. Passe nas regiões em que achar que o traço ainda precisa ficar mais fino e limpe o excesso do creme com um cotonete.
Quer saber se o formato ficou realmente bom? A dica é olhar para um espelho de frente, com os olhos abertos. O mais importante é que a parte final do traço encaixe bem com os seus olhos. A observação também é importante ao começar o outro olho: veja se o primeiro risco do gel na pele ficou semelhante ao do lado que já foi feito. Faça isso antes de preencher o desenho, para não correr o risco de errar.
A finalização com máscara de cílios é opcional: já que o delineado é poderoso, ele pode ser o único protagonista do seu visual. E aí, curtiu? Não esqueça de fazer em casa e marcar a @fabi.gomes.
Veja mais trechos do episódio com Ana Cañas:
"Quando estou com tesão, faço essa expressão"
Durante a entrevista, a cantora foi convidada por Fabi Gomes a escolher uma foto em que estivesse se sentindo bonita. Sua escolha foi uma produção para o álbum "Ana Cañas Canta Belchior", lançado no ano passado. "Talvez, quando eu esteja com tesão, eu faça essa expressão aí. É esse estado de espírito de entrega. Eu amo a situação da paixão, do tesão, da loucura, do gozo, do delírio, porque é o momento em que você se 'despertence'. É obrigado a mergulhar no outro", contou.
"Desde pequenas, entendemos: meninos podem um monte de coisa, meninas não"
Ana já teve fotos excluídas das redes sociais por estar sem roupa e faz questão de lembrar o quanto o corpo feminino ainda sofre constantes tentativas de controle. "O homem tem a liberdade de andar sem camiseta, sempre teve. Eu tenho quatro irmãos que viviam de sunga, cueca, só de shorts ou de bermuda no calor. E eu de camiseta ou top, porque nem de sutiã você pode ficar. Desde pequenas, entendemos o recado: meninos podem um monte de coisa. Meninas não", opina.
"Quando sofri o assédio, desenvolvi uma bulimia"
A cantora também já dividiu com o público um caso de assédio que sofreu quando tinha apenas 17 anos. "Senti que precisava exorcizar essa sombra. Era uma sombra enorme, a maior delas". Os impactos emocionais foram tantos que causaram problemas sexuais no seu primeiro casamento, além de servirem de estopim para um quadro de bulimia. "Foi louco isso, porque eu não conseguia falar. Tinha que falar e não conseguia. Então comia e vomitava —e passei alguns anos assim, até o transtorno desaparecer".
Esparadrapo para o umbigo: o que tem no nécessaire da Ana Cañas?
Até a nécessaire de Ana foge do convencional. "Trouxe aquela que eu uso na estrada. Ela é grande porque precisa conter as coisas do show. Sou eu quem me maquio e faço meu cabelo", explica. Quando o assunto é maquiagem, ela elege a base como o seu produto preferido. Mas entre os itens que não podem faltar estão suas lentes de contato, para acompanhar algumas letras extensas de música, e esparadrapo, para "tampar o umbigo" e preservar as energias. "Uso sempre que faço um show", conta.
A sexta temporada do E Aí, Beleza? vai ao ar toda quarta-feira, às 17h.
Onde assistir: no canal UOL PLay, ao vivo na home UOL e Universa no YouTube.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.