"Fiquei solteiro e tenho dificuldade de me acostumar a usar camisinha"
Ainda que nem todos admitam, um dos principais motivos pelos quais os homens não querem usar camisinha é o medo de brochar. Com o Júlio, 30, de Brasília, isso aconteceu nas duas últimas vezes em que tentou transar com preservativo. Em entrevista ao podcast Sexoterapia ele falou da dificuldade em se adaptar à camisinha após anos em relacionamentos estáveis.
Convidado do episódio, o psiquiatra Jairo Bouer, especialista em sexualidade, lembra que essa adaptação à camisinha é apenas mais uma de várias das quais Júlio vai ter de enfrentar em sua nova vida de solteiro e aconselha a ele e a todos os outros homens incluírem o preservativo como parte do jogo erótico, para deixar essa etapa do sexo mais prazerosa.
"Faz o parceiro ou parceira colocar a camisinha com a boca, brinca", sugere o psiquiatra.
"Brochei ao por camisinha"
O ouvinte do Sexoterapia mandou seu caso sobre o tema. "Estou recém-separado depois de seis anos de relacionamento. Durante esse relacionamento, não usamos camisinha, e antes dele, confesso que também não era um hábito. Sempre tive relacionamentos fixos e longos. Agora estou solteiro e bem ativo na pegação, mas tenho sentido dificuldade de me acostumar a usar camisinha. Ok, eu sei que é o certo, mas na hora do sexo, sempre acho que perco o timing de colocar. Sinto que as mulheres com quem eu tenho saído deixam essa responsabilidade toda para mim. E nas últimas duas vezes que fui transar com mulheres diferentes, eu brochei. Agora já estou até meio traumatizado, pensando como será a próxima vez".
Além dos conselhos dados por Jairo, Ana Canosa concorda e complementa: "Tem vários preservativos hoje, muito mais finos, de tamanho de XXX/ GGG. Pode até ser um bom marketing colocar no aplicativo: 'uso preservativo extra large", brinca.
Se brochar, comece de novo
A sexóloga diz que essa rejeição à camisinha faz com que as pessoas experimentem menos no jogo erótico. Uma dica que ela dá para mudar isso é fazer uma espécie de "esquenta" sozinho antes do sexo com outra pessoa. "Treine na masturbação. Compre um monte de preservativo e use durante a sua prática masturbatória, para que você tenha mais segurança", sugere.
Ana diz ainda que o motivo pelo qual os homens costumam brochar na hora de usar camisinha é, principalmente, psicológico. "A menos que ele esteja usando um preservativo apertado, que o machuque, ou que ele não tenha nenhuma intimidade com o uso do preservativo, é muito mais psicológico".
Segundo a especialista, isso costuma acontecer por nervosismo, por o cara achar que se aconteceu uma vez, vai acontecer sempre. E se de fato rolar a brochada, a sugestão dela é relaxar para poder gozar. "A gente não precisa ir para o tudo ou nada. Não precisa acabar a relação. Fala sobre o assunto, beija de novo, abraça de novo. Normalmente, a ereção se recupera. Ou então faz outra coisa".
Confira as dicas culturais deste episódio
"Eu Nunca" (série Netflix)- Conta a história de uma estudante americana com ascendência indiana que lida com a morte de seu pai, a vontade de subir na pirâmide social de sua escola e o início da vida sexual.
"Sex Education" (série Netflix)- As descobertas sexuais de Otis Thompson, um adolescente virgem e filho de uma terapeuta sexual, é o tema das três temporadas disponíveis, que abordam diversas questões sobre sexualidade.
"Uncoupled" (série Netflix)- Acompanha a trajetória de um corretor de imóveis gay com mais de 40 anos que depois de um rompimento de um namoro de longa data precisa se adaptar à vida de solteiro e ao novo cenário sexual de Nova York.
Canal do Jairo Bouer no Youtube - O psiquiatra Jairo Bouer tira dúvidas e traz dicas e curiosidades sobre sexo, saúde e comportamento.
Sexoterapia é o espaço criado por UOL/Universa para falar de sexo e relacionamento. Você pode conferir o programa em plataformas de áudio como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Amazon Music. No Youtube de Universa, o programa também está disponível em vídeo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.