Topo

Ela fez o parto de amiga em casa: 'Pai falou pra pesquisar no Google'

Dienny Fontelle ajudou a amiga Giselle a dar a luz em casa  - Acervo pessoal
Dienny Fontelle ajudou a amiga Giselle a dar a luz em casa Imagem: Acervo pessoal

Lorena Pelanda

Colaboração para Universa, em Curitiba

31/08/2022 17h14

Fazer o parto da amiga estava bem longe dos planos da dona de casa Dienny Fontelle, de 29 anos, que escolheu Curitiba para passar as férias. A jovem de Belém (PA) está na capital paranaense desde sexta-feira. Ela veio até a cidade para visitar e curtir os últimos dias que seriam da gravidez de Giselle Soares, também de 29. O bebê estava programado para nascer na metade de setembro. Mas tudo mudou de repente. O relato viralizou após Dienny postar a história em seu perfil no Twitter.

Na segunda-feira de manhã, ela foi protagonista do nascimento de Agostinho Queiroz Soares Neto. Giselle, que já tem um bebê de quase dois anos, teve contrações e sentiu que o nascimento estava cada vez mais próximo. O bebê estava apressando e nasceu na porta do apartamento onde a família mora, momentos antes de ir ao hospital.

"Enquanto ela sentia as contrações, ela estava bem calma, arrumando as malas. As dores começaram a se intensificar. Foi aí que ela gritou de dor e a bolsa estourou. Demorou 30 segundos e a cabeça do bebê já estava saindo.

No desespero, peguei um lençol limpo para embrulhar o neném, já que fazia 7 graus na cidade. O pai da criança disse: 'busca no Youtube e no Google para ver o que podemos fazer'. Na hora do nervosismo, a gente não consegue ler muita coisa, mas fizemos tudo para ele ficar bem", relembra.

Em seguida, eles ligaram para o Samu, que passou orientações por telefone até a chegada de uma equipe no local.

"O atendimento da criança foi na mesa que tínhamos acabado de tomar café. Nunca tinha visto isso antes, apenas nas séries. Ficamos incrédulos e não acreditamos no que aconteceu. É uma mistura de desespero, felicidade e vontade de chorar. Foi muito bonito ver uma pessoa nascer, ainda mais de pessoas que são tão especiais".

Em cerca de 30 segundos após a bolsa estourar Agostinho já estava coroando  - Acervo pessoal  - Acervo pessoal
Em cerca de 30 segundos após a bolsa estourar Agostinho já estava coroando
Imagem: Acervo pessoal

Após Giselle ir ao hospital, a amiga ficou responsável por limpar a casa, já que havia muito sangue pelo chão. "Se algum vizinho entrasse no local ia pensar que tinha ocorrido um crime. Parecia que alguém tinha sido esfaqueado e não parecia que era o nascimento de um bebê. Arrumei tudo, foram várias toalhas e panos com sangue. Agora a casa está um 'brinco', esperando o novo morador".

Agostinho nasceu de parto normal e passa bem. O nome virou motivo de piada nas redes sociais, por nascer no final do mês de agosto. Na verdade, segundo Dienny, o nome foi escolhido para fazer uma homenagem ao avô dele, já falecido.

O Samu atendeu a mãe e o bebê ainda em casa  - Acervo pessoal  - Acervo pessoal
O Samu atendeu a mãe e o bebê ainda em casa
Imagem: Acervo pessoal

A mãe deve deixar o hospital ainda nesta quarta-feira e por enquanto, não vai dar entrevistas. "Assim que ela chegar em casa já vou me convidar para ser madrinha. Essa tem sido as melhores férias que poderíamos ter. Tudo tem sido muito especial e o nosso laço se fortaleceu ainda mais", brinca a amiga.