Primeira ministra quer governo 'sem homem branco', diz imprensa britânica
Na manhã dessa segunda-feira (5) Liz Truss foi escolhida como líder do Partido Conservador e será a nova primeira-ministra do Reino Unido. Com isso, Truss irá substituir Boris Johnson, que renunciou no início de julho. Ela é a terceira mulher no cargo, após Margaret Thatcher, conhecida como a "dama de ferro" (1979 - 1990) e a também conservadora Theresa May (2016 - 2019).
Segundo reportagem do britânico Daily Mail, Truss quer um gabinete diverso, sem lugar para homens brancos em grandes cargos de estado, o que seria inédito. Agências internacionais afirmam que nomes como Kwasi Kwarteng e Suella Braverman estão na lista de possíveis integrantes de seu governo.
Em dezembro de 2020, Truss foi acusada pelo Partido Trabalhista de estabelecer um "padrão terrível" de igualdade no governo depois que se descobriu que, dos mais de 250 conselheiros comerciais que ela nomeou, menos de um quarto eram mulheres e 95% eram pessoas brancas. Na época, ela era ministra da Mulher e Igualdades e secretária de Relações Exteriores.
Diante das críticas, naquela época, Liz minimizou os ataques e disse que o tema estava "na moda". Na sua rede social, ela agradeceu a escolha de seu nome ao cargo.
Quem é Liz Truss
Sem meias palavras e muito crítica aos movimentos de protestos sobre questões identitárias, a ministra das Relações Exteriores, de 47 anos, tornou-se muito popular nas bases do Partido Conservador. Foi nomeada chefe da diplomacia como recompensa por seu trabalho como ministra do Comércio Internacional durante o Brexit, que resultou na saída do Reino Unido da União Europeia.
Ela foi a segunda mulher a ocupar a secretaria de Relações Exteriores no Reino Unido. No cargo, conseguiu fechar uma série de importantes acordos comerciais pós-Brexit. Sua linha dura sobre a invasão da Ucrânia ou suas ameaças de romper o acordo da UE sobre a Irlanda do Norte atraem alguns conservadores.
Antes de ser nomeada chanceler, também foi ministra da Mulher da Igualdade e das Finanças. Ainda ocupou os cargos de secretária de Meio Ambiente do governo de David Cameron e secretária de Justiça no mandato de Theresa May.
* Com informações de AFP e BBC
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.