Topo

'Princesa para casar' e 'imbrochável': frases machistas de Bolsonaro no 7/9

Bolsonaro discursa em Brasília ao lado da esposa, Michelle - Leo Bahia/www.fotoarena.com.br
Bolsonaro discursa em Brasília ao lado da esposa, Michelle Imagem: Leo Bahia/www.fotoarena.com.br

De Universa, em São Paulo

07/09/2022 13h42

O presidente Jair Bolsonaro (PL) não economizou referências às mulheres durante os discursos neste 7 de Setembro —candidato à reeleição, ele tem desvantagem entre as brasileiras, que, em geral, estão mais propensas a votar em seu principal adversário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ainda em Brasília, em discurso na Esplanada dos Ministérios, antes de pegar um voo para o Rio de Janeiro —onde se reunirá com apoiadores na praia de Copacabana— ele disse que poderia "fazer várias comparações entre as primeiras-damas" e que "não há o que discutir", exaltando Michelle por ser "uma mulher de Deus, de família".

Bolsonaro também aconselhou apoiadores solteiros a procurar "uma princesa" para casar e disse que o Brasil é contra o aborto —diferente do que afirmam pesquisas.

Sem qualquer contexto e logo após falar em Deus, puxou um coro de "imbrochável", referindo-se à própria virilidade.

7 de setembro: mulheres são maioria em atos pró-Bolsonaro em SP e RJ

Veja os trechos do discurso:

"Podemos fazer várias comparações entre as primeiras-damas. Não há o que discutir: [Michelle é] uma mulher de Deus, de família e ativa na minha vida. Não é o meu lado não, muitas vezes ela está na minha frente."

"Eu tenho falado para os homens solteiros, que estão cansados de serem infelizes, procurem uma mulher, uma princesa, se casem com ela para serem mais felizes ainda."

"Somos uma Pátria majoritariamente cristã, que não quer a liberação das drogas, que não quer legalização do aborto, que não admite a ideologia de gênero, um país que defende a vida desde de sua concepção."

"Imbrochável, imbrochável."