Topo

Nada de ouro: o amarelo da bandeira é inspirado na Imperatriz Leopoldina

Retrato da imperatriz dona Maria Leopoldina de Habsburgo de 1815 de autoria de Josef Kreutzinger - Reprodução
Retrato da imperatriz dona Maria Leopoldina de Habsburgo de 1815 de autoria de Josef Kreutzinger Imagem: Reprodução

De Universa, São Paulo

07/09/2022 12h36

Se puxar na memória seus tempos de escola, você deve lembrar que fomos ensinados que as cores da bandeira nacional são relacionadas às riquezas naturais do país. Mas não foi bem assim. O colorido do símbolo, na verdade, foi inspirado na bandeira do Brasil Império, que tinha suas cores ligadas às famílias reais.

O amarelo, por exemplo, era a cor da família Habsburgo-Lorena, a qual a Imperatriz Leopoldina pertencia, e não tem relação com o ouro nacional. Por ser esposa de Dom Pedro I, ganhou um espaço especial dentro da flâmula: o losango nessa cor foi feito em homenagem a ela.

O verde, por sua vez, não está ligado à natureza. Essa era a cor da casa da família Bragança, de Dom Pedro I. As duas famílias unidas formaram o verde e o amarelo que estão presente na bandeira e as cores se tornaram o símbolo nacional mais forte com o passar dos séculos.

O professor e criador de conteúdo digital Odir Fontoura, doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fez um vídeo em seu TikTok dizendo que atrelar as cores da bandeira às riquezas naturais do Brasil é uma das maiores fake news ensinadas n

Feminismo representado no losango

Nem mesmo as formas da bandeira foram pensadas sem significado. Historiadores acreditam que o formato de losango em amarelo no centro da bandeira é uma homenagem às Armas das Damas, pois ele era utilizado como suporte nos brasões femininos.

O jornalista Ricardo Seyssel, mestre pelo Instituto de Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), fez essa explicação sobre cores e símbolos da bandeira em sua tese de mestrado.

"Convém citar que a forma de losango, desde o tempo de D. João I de Portugal, estava ligada às Armas das Damas, pois este formato era utilizado como suporte dos brasões femininos; o escudo com esta configuração era chamado de escudo feminino. No caso, a imperatriz não possuiu brasão pessoal, porém, pelo losango na bandeira brasileira, ela estava representada". escreveu em sua dissertação.

7 de setembro: mulheres são maioria em atos pró-Bolsonaro em SP e RJ