Conversa de Portão #69: O cuidar é feminino e as mães precisam de renda
Uma das recomendações da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal neste ano eleitoral é que os Estados invistam no fortalecimento econômico das mães de crianças de primeira infância, por meio de transferência de renda e de políticas públicas de desenvolvimento econômico, como ofertas de cursos de capacitação profissional e também requalificação para o mercado de trabalho.
Este episódio de Conversa de Portão tem o apoio da Fundação e conversa com Luana Génot, diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR). Ela diz que políticas de transferência de renda devem ser vistas além do assistencialismo. "A gente não pode abrir mão enquanto mercado consumidor de continuar consumindo e gerando renda para o próprio país. É assistencial, mas também é essencial para o país que essas pessoas tenham renda (a partir de 5:30 do arquivo acima).
O mais próximo que chegamos do modelo que ela considera ideal para prover renda para mulheres que se dedicam ao cuidar foi o auxílio emergencial da pandemia. "Ele fez com que as pessoas pudessem ter algum tipo de renda durante um período de total estagnação, e acredito que essa política que é preciso implementar para essas mães" (a partir de 6:25 do arquivo acima).
A empresária lembra que o cuidar é feminino. "Ou seja, há 90% de chance de uma pessoa que está cuidando de uma criança em casa ser mulher, que muitas vezes tem que abrir mão do seu trabalho para exercer uma atividade que, na maioria das vezes, não é remunerada, que é cuidar dos seus filhos ou do filho dos outros, de vizinhos, de amigos" (a partir de 7:53 do arquivo acima).
Em ano eleitoral, Luana diz que votar em mulheres é um caminho para que políticas como esta saiam do papel. "Acredito que o acréscimo de mulheres no campo mais amplo possível da política pode trazer benefícios no que diz respeito à ampliação desse olhar da política do cuidado" (a partir de 13:39 do arquivo acima).
O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.
Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.