Felipe Neto não entende. Afinal, tesão matinal existe?
Nathália Lino
Colaboração para Universa
13/09/2022 12h29
"Coisas que vou morrer sem entender e sou extremamente julgado por isso: 'Não entendo quem acorda com tesão. Eu acordo todos os dias querendo matar a humanidade e não tem o que mude isso dentro de mim'".
Como quase tudo o que posta Felipe Neto, a postagem do youtuber atingiu uma grande repercussão nas redes sociais. Afinal, tesão matinal existe? Para esclarecer as dúvidas se de fato esse fenômeno ocorre e porque algumas pessoas sentem e outras não, conversamos com a sexóloga Barbara Dalcanale Menêses, que explica um pouco mais dos efeitos hormonais no corpo durante a manhã.
"Um organismo é diferente do outro. Tem pessoas que possuem um relógio biológico mais vespertino ou noturno, então tem pessoas que têm essa dificuldade de manhã. Algumas pessoas acabam não tendo, ou porque se levantam correndo, ou porque dormiram mal. Esse é um termômetro, por exemplo, de quando uma pessoa que trabalha está de férias, nesse caso pode ser que então o tesão matinal apareça."
Sinais de Alerta
Além do cansaço e da correria do dia a dia, a sexóloga aponta que a falta da ereção matinal, pode representar problemas de saúde e que por isso, é preciso analisar os efeitos hormonais masculinos durante o dia.
"Se o homem não tem uma ereção durante a manhã, ele pode ter alguma questão de saúde. É normal que o homem tenha de 3 a 5 ereções ao longo da noite e que ele acorde com ereção. Esse é um sinal de que o corpo está funcionando direito. Caso isso não aconteça, se no caso ele passar vários dias sem ter ereção, isso é um determinante de alerta de que ele talvez precise procurar um profissional", alerta Barbara.
Vale ressaltar que esse não é o caso de Felipe Neto. Muitas pessoas chegaram a comentar sobre o assunto e ele esclareceu. "Cheio de gente perguntando se eu nunca acordo ereto. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. A ereção matinal é normal, mas não vem acompanhada de tesão comigo não. Eu acordo extremamente emo. Tudo é horrível e as trevas são companhia".
Mas apesar da cautela, a especialista também aponta a interferência de medicamentos, como antidepressivos, que podem diminuir a libido, assim como os anticoncepcionais que diminuem a produção hormonal. A idade também pode ser um fator que reduz o tesão com o decorrer dos anos.
"Teoricamente como isso tem um fundo hormonal, os níveis de hormônio depois de uma certa idade, começam a cair. Então, por volta dos 40 anos, começa a ter essa queda. Cada corpo é único, mas no geral, é a faixa em que a mulher caminha para a menopausa. No homem a gente não fala em andropausa, a gente fala em distúrbio androgênico do envelhecimento masculino (Daem), porque o homem ele não pausa a produção hormonal, tanto é que vemos casos de homens tendo filhos aos 80 anos. Então, é natural que ele não tenha mais a mesma ereção, não tenha a mesma qualidade na ejaculação", completa.
Manifestações Hormonais
Com relação as manifestações corporais, a sexóloga aponta que os homens tendem a sentir mais desejos durante a manhã, pelo alto nível de testosterona produzido e que acaba se externalizando mais, como na ereção.
"Os níveis hormonais geralmente estão mais altos de manhã, então neles é mais evidente o tesão matinal. As mulheres se preocupam com outras questões como mau hálito, cheiro, então pode ser que a mulher tenha um desincentivo por conta de outras questões. Mas normalmente a gente percebe isso mais no universo masculino".
E para quem não tem esse desejo durante as manhãs, a especialista diz que não existe receita, mas que incentivar o que desperta o desejo e causa excitação, assim como o diálogo com o parceiro ou a parceira, podem ser um caminho para quem quer entender o que é o tesão matinal.