Topo

Camilla não muda cabelo há 30 anos e vai em mesmo salão que Angelina Jolie

A rainha consorte Camilla é adepta do mesmo corte de cabelo há 30 anos - Finnbarr Webster/Getty Images
A rainha consorte Camilla é adepta do mesmo corte de cabelo há 30 anos Imagem: Finnbarr Webster/Getty Images

Ana Claudia Paixão

Colaboração para Universa

14/09/2022 14h11

O estilo de se vestir Camilla Parker Bowles mudou nos últimos anos, mas o cabelo é o mesmo há 40. Enquanto a maioria das mulheres já fez ocasionais tentativas de novos penteados, assim como Elizabeth 2ª, a rainha consorte Camilla elegeu o look que gostava aos 20 e poucos anos e praticamente não mudou mais. Salvo ter mais camadas em 2015 e ter assumido os fios brancos recentemente, ela sempre parece a mesma.

A única cabeleireira que toca nos cabelos de Camilla há mais de 30 anos é Jo Hansford, cujo salão em Mayfair, bairro central de Londres, está no mesmo endereço há mais de 20 anos e é reconhecida como uma das melhores tinturistas do mundo. Sua lista de clientes famosas inclui as atrizes Angelina Jolie e Elizabeth Hurley.

Um corte no salão de Jo Hansford pode sair até 160 libras esterlinas (cerca de 830 reais) e a tinta outras 155 libras (cerca de 802 reais), portanto estima-se que uma visita de Camilla ao salão não sai por menos de 315 libras, algo em torno de 1600 mil reais. Jo Hansford tem um contrato de confidencialidade e não pode falar de sua mais famosa cliente.

Pigmalião ou Panteras

Camilla Parker Bowles com o mesmo corte de cabelo em junho de 1992.  - Mathieu Polak/Sygma via Getty Images - Mathieu Polak/Sygma via Getty Images
Camilla Parker Bowles com o mesmo corte de cabelo em junho de 1992.
Imagem: Mathieu Polak/Sygma via Getty Images

Com uma franja suave, cumprimento acima dos ombros e um penteado mais cheio para cima, ela é adepta do corte dos anos 1970 conhecido no Brasil como "Pigmalião", por causa da novela "Pigmalião 70", estrelada por Tonia Carrero e Suzana Vieira, na época, com seus cabelos desfiados. Internacionalmente, a grande referência é a atriz Farrah Fawcett, que usava esse corte na série "As Panteras", também nos anos 70. Nos anos 1980, estrelas como Madonna adotaram o estilo que depois passou a ser chamado de "shag" ou "shaggy".

Os apoiadores da rainha consorte destacam que a escolha tem mais a ver com a praticidade com a qual Camilla sempre gostou de conduzir sua vida. No entanto, por um tempo o corte foi considerado datado, sendo um dos motivos de maior crítica e até chacota sobre sua aparência. Como a moda é cíclica, atualmente esse corte de Camilla passou de antiquado a moderno — e a rainha fez pequenos ajustes nas camadas ou maneira de usar o penteado.

"Ela gosta e acabou", afirma o cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi, que concorda que Camilla acertou na escolha. "Ela poderia usar um Chanel, por exemplo, mas é uma mulher de personalidade, que sabe o que quer e não consigo vê-la com outro cabelo", diz. "Aliás, esse cabelo nunca teve tão em moda como agora", afirma.

Outra vantagem da escolha de Camilla é que ele é perfeito para uma de suas peças favoritas de seu guarda-roupa, quase sua assinatura: os chapéus. A rainha compensa toda falta de ousadia na tesoura nos modelos grandes, com plumas, que em geral são das marcas Philip Treacy e Lock & Co. "Fica perfeito porque vê o contorno do rosto e a parte de trás", afirma Biaggi.

Charles e Camilla: cabelo da rainha ajuda para usar uma de suas marcas registradas: os chapéus - Getty Images - Getty Images
Charles e Camilla: cabelo da rainha ajuda para usar uma de suas marcas registradas: os chapéus
Imagem: Getty Images

Quer tentar o corte Camilla? Veja dicas

"Pigmalião, corte "Panteras" ou repicado: é tudo a mesma coisa. O que mudou foi que naquele tempo [anos 1970s] se lavava a cabeça, enrolava em um bob e depois colocava em um secador fixo onde se ficava no mínimo uma hora antes de ser escovado. Com o novo corte veio o surgimento da mousse e do brushing (a escova)," explica Biaggi.

O cabeleireiro cita a atriz Farrah Fawcett como a principal modelo do estilo que ganhou o nome dela e da série que ela estrelava na época. Mas é um look que influencia gerações até hoje. "Farrah usava um comprimento maior, mas sempre cai como uma luva porque é um corte que não deixa o cabelo vir para a cara, deixa sempre rosto pra fora e traz um brilho muito grande", elogia.

Recentemente, Camilla passou a usar o fios brancos - 	Getty Images - 	Getty Images
Recentemente, Camilla passou a usar o fios brancos
Imagem: Getty Images

No corte, se desfia o cabelo para aumentar o volume, deixando parte superior mais longa e as laterais mais curtas. A franja, como explica, nunca é cortada repartida no meio e acaba sendo um corte prático, que se adapta a qualquer textura de cabelo ou formato de rosto.

Quer tentar o corte Camilla? O estilista dá algumas dicas para quem quer ter o mesmo corte de cabelo que a rainha consorte. "O segredo, além do corte, é a repartição lateral por causa da franja. Seca ele todo com a mão e depois faz a escova larga, para fora e não prende, vai deixando ele solto. Para finalizar, o aerossol é fundamental. Nada de spray praia ou dry shampoo, tem que ser o aerossol mesmo", explica. Com a nova rainha, o estilo tem tudo para ganhar novo fôlego entre as mulheres.