DJ usa o pronome 'todes' em 'A Fazenda'. Aprenda a usar a linguagem neutra
O DJ, ator e apresentador Alex Gallete, 33 anos, parte do atual elenco de "A Fazenda 14", movimentou uma discussão na terça-feira (14) depois de usar o pronome "todes" para se referir aos participantes do reality. "Aqui é um jogo. Aqui somos todes. Não dá para falar todos ou todas", disse.
O pronome, que faz parte da chamada linguagem neutra ou não binária, é usado pela comunidade LGBTQIA+, principalmente entre trangêneros, como uma maneira de identificação livre de rótulos.
No reality, o repórter Bruno Tálamo considerou que o tema levantado por Alex "não era condizente com a pauta" do programa. Em outra conversa, o apresentador rebateu a declaração, afirmando que o pronome neutro "é uma linguagem exatamente da minha tribo", diz o apresentador, que é homossexual.
No caso de "todes", o pronome é usado preferencialmente para se referir àqueles que não se identificam com o gênero feminino nem masculino, como pessoas trans não binárias e intersexo.
A discussão sobre a adequação dos pronomes parte da perspectiva de que a língua portuguesa tende a não incluir todas as pessoas, ou mesmo de que há normas que favorecem a predominância do masculino, como no caso do pronome "todos", usado tradicionalmente para o plural em uma situação na qual existem homens e mulheres, independentemente da proporção numérica entre eles.
Usar pronomes como "ela" ou "ele" para se referir a uma pessoa não binária, por exemplo, pode soar como uma maneira de apagamento dessa identidade. Por isso, para a comunidade LGBTQIA+, a linguagem neutra é uma forma importante de inclusão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.